INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Páginas: 10 (2393 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECANICA- 1º SEMESTRE






INTRODUÇÃO A ENGENHARIA – INOVAÇÃO TECNOLOGICA: ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DO CARRO ELÉTRICO NO BRASIL.





BEATRIZ
MURILO
LUCAS
TIAGO





Salvador
2013

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA – INOVAÇÃO TECNOLOGICA: ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DO CARRO ELÉTRICO NO BRASIL.











Trabalho apresentado aoProfessor Jefferson Luiz Grangeiro da disciplina Introdução a Engenharia da turma do Primeiro Semestre, turno noturno do curso de Engenharia Mecânica.









Salvador
2013

SUMÁRIO




1. ______________________________________________________________________________ 4
2. ________________________________________________ 5
3.__________________________________________________________________________ 10
4. ___________________________________________________________ 14
5. _____________________________________________________________________________ 17
6. __________________________________________________________ 18















Introdução

O objetivo deste trabalho é estabelecer o conceito que é chegado o momento de o Brasil acordarpara o fato de que está atrasado na corrida para o Carro elétrico, quando deveria estar na vanguarda – como fez em relação ao Carro a Etanol.
Nesse começo do século XXI, a eletrificação veicular emerge como uma tendência tecnológica inexorável. Essa nova tendência representa uma mudança substantiva no setor automotivo, implicando na substituição dos motores a combustão interna pormotores elétricos como fonte de força motriz veicular. Espera-se, em um futuro próximo, que os veículos elétricos disputem mercado com os tradicionais.


































Diferenciais

Desenvolvimento da indústria nacional, modelo de negócios permite a geração de trabalho e renda regionalmente, produto com componentes 100% nacionais,tecnologia desenvolvida em 10 anos de pesquisas, não usa baterias de íons de lítio (recurso limitado, não reciclável e de alto custo).
Energia Limpa

O Brasil possui matriz energética limpa, com 87% proveniente de usinas hidroelétricas, bem como grande capacidade de geração. Pelas conclusões da usina Itaipú binacional, se 3 milhões de veículos elétricos fossem conectados ao mesmo tempo pararecarga isto representaria um acréscimo de somente 3,22% no consumo na usina de Itaipú
As baterias que utilizamos em nossos veículos são consideradas verdes, pois atendem à toda a legislação ambiental pertinente em seu ciclo produtivo (Brasil e Exterior), custando cerca de 10 vezes menos (CIF BR), que as importadas equivalentes, como as de íon de Lítio por exemplo, só para citar uma delas.
Aquestão toda reside no ciclo de vida completo do produto, desde da fase de P&D, materiais, especificação do produto, projeto, implementação, testes e qualidade, passando ainda pelo desenvolvimento da cadeia de fornecimento (Supply-Chain), ciclo de produção, logística, logística reversa, etc. tudo isto, desde os primeiros projetos, têm que estar rigorosamente em conformidade com toda a legislaçãoambiental pertinente a cada etapa, assim como estão os nossos produtos e processos. Por exemplo, não pode ser considerado um veículo verde, baseado na tecnologia de Ferro-Aço, cujos processos produtivos, da mineração à montagem dos carros, estão hoje no topo da corrente que arrasta consigo todos os problemas ambientais e de consumo indiscriminado de energia de origem fóssil em nosso planeta.
O Brasilapresenta todas as condições favoráveis para tornar-se líder mundial neste segmento, pois sua matriz energética é cerca de 84% limpa (Hidroelétricas).  A  Itaipú Binacional pesquisou o assunto que teve a seguinte conclusão técnica: Supondo que 100% da produção nacional de automóveis fosse hoje de veículos elétricos, o que representa cerca de 3 milhões de veículos, caso sendo plugados nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica
  • inovação tecnológica
  • Inovação tecnológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!