Inovação tecnologica

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) solicitou uma revisão da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento a partir da década de 1990, com o objetivo de “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país emmatéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos”.
Finalmente, cabe advertir que, conforme os termos de referência do estudo, este é duplamente focado: disciplinarmente, na literatura econômica, e, historicamente, no período a partir da década de 1990.
Estudos sobre o desenvolvimento tecnológico no Brasil foram frequentes durante a década de 1970, conforme mostra uma revisãofeita há 30 anos (ERBER, 1979). Após um período de relativo ocaso, voltaram a proliferar no passado recente.
As correntes que mais influenciaram a literatura nacional, os problemas enfrentados pela economia brasileira a partir do início dos anos 1990, as políticas destinadas a lidar com alguns desses problemas, notadamente a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior de 2003 e adisponibilidade de novos dados sobre a inovação no Brasil a partir das pesquisas sobre inovação tecnológica feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec).
Olhando a literatura de uma perspectiva histórica, dimensão singularmente ausente nos estudos recentes sobre inovação, é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco emP&D.
As comparações internacionais confirmam, com riqueza de detalhes, este padrão, que pouco se modifica ao longo do tempo. o investimento em inovação integra o portfólio de investimentos das empresas, as baixas taxas de crescimento e investimento que prevaleceram ao longo do período explicam, ao menos em parte, pelo lado das empresas, tal padrão de gastos em inovação e a busca reduzida deconhecimento junto aos demais componentes do sistema nacional de inovações.
Na história brasileira, coube ao Estado um papel fundamental na identificação da inovação como um tema prioritário para o desenvolvimento. A abertura dos anos noventa prometia libertar a capacidade de inovação das peias da estrutura interna, via os efeitos dinamizadores do comércio internacional e do investimento diretoestrangeiro.

Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

A saúde permaneceu, ao longo da história brasileira, fora da agenda da sociedade e do governo. Na maior parte desse tempo, a questão sanitária se manteve circunscrita à corporação médica e as entidades religiosas. A presença do Estado só era percebida episodicamente como, por exemplo, no caso de epidemias e decatástrofes naturais. No cotidiano, cada família, na medida de suas possibilidades, cuidava dos seus. Aos desvalidos restava a caridade, em geral conduzida por instituições de caráter religioso, como as santa.
Nos últimos anos e inovações trazidas pela Constituição de 1988 para o campo da saúde e o papel do Estado na área. São abordados vários aspectos relacionados ao financiamento do Sistema Único deSaúde (SUS),
Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do modelo de atenção, para que possa melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir, de forma eficiente e oportuna, o princípio da integralidade da atenção.
O que causa maiorperplexidade, é o crescimento das seqüelas das diferentes formas de violência, principalmente as decorrentes de agressões e acidentes de trânsito. Apesar dos avanços (Lei nº 8080/90 e Lei nº 8142/90), dezoito anos após início da estruturação do SUS, questões fundamentais para a sua consolidação ainda persistem parcialmente. Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do SUS é a reorientação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INOVAÇÃO TECNOLOGICA
  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica
  • inovação tecnológica
  • Inovação tecnológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!