Iniquidade Transgress O De Qual Lei

3893 palavras 16 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/iniquidade-e-transgressao -de-qual-lei/teo lo gia

Iniquidade é transgressão de qual lei?

digg
Havia alguma lei a ser guarda pelo gentio Abrão? Não, pois nada havia sido ordenado aos homens!
Mas, quando f oi dito a Abraão que ele teria uma descendência numerosa sobre a f ace da terra, mesmo não tendo f ilhos, Abraão creu, e isto lhe f oi imputado por justiça. Observe que não havia lei e nem mesmo a circuncisão. A primeira atitude de muitos quando procuram def inir o que é iniquidade centra-se em buscar o signif icado do termo na língua grega. Primeiro demonstram que o termo vem do Grego ‘ανομια’ [anomia] (Substantivo f eminino), e que, dependendo da f rase, assume a conotação de negação da lei, ilegalidade, f alta de conf ormidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniquidade, impiedade.
O termo ανομος [anomos] traduzido por iniquidade é composto por um pref ixo ‘α’ [a] que desempenha a ideia de ausência, f alta, exclusão e o termo νομος [nomos] “lei”. Dai a construção “sem lei”, “ausência de lei”. O próximo passo restringe-se a determinar quantas vezes o termo é utilizado no Novo Testamento.
Contabilizando, chega-se ao consenso de que a palavra ανομια [anomia] aparece 15 vezes no Novo
Testamento.
Tudo o que f oi visto acima é verdadeiro, mas, a análise não dá base para af irmar que a lei de Moisés, como f aziam os judaizantes, é o meio pelo qual o homem alcança a salvação, é recalcitrar contra a verdade do evangelho.
Pelo f ato de ‘iniquidade’ ser o mesmo que ‘negação da lei’, interpretar o versículo que diz: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos se esf riará” ( Mt 24:12 ), como sendo ‘negação da lei’
(iniquidade) o não guardar a lei mosaica é desconsiderar o contexto do versículo.
No verso anterior Jesus alerta que surgiriam muitos f alsos prof etas, e que enganariam a muitos ( Mt 24:11

). Qual a ação dos f alsos prof etas? Trazer uma mensagem

Relacionados

  • CONTRATO SOCIAL
    13353 palavras | 54 páginas
  • A Vida de David Brainerd - Jonathan Edwards
    86473 palavras | 346 páginas