Informatica

Páginas: 10 (2365 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
TRABALHO

DE

CIÊNCIAS POLITICAS




Cuiabá 2013


Alunos: Anderson de Jesus Quirino
Danilo Prestes de Souza
Dayane Rezende Belém
Joice Alves Gomes
Josué F. Souza
Maísa Morais da Silva
Quesia Dourado Silva
Tatiane C. L. Borges Duarte

Turma: 2º semestre Direito DR2RS51


JOHN LOCKE


1.0 VIDA
John Locke nasceuna Inglaterra em 1632, é considerado o fundador do empirismo (conhecimento científico adquirido por percepções) filho de um pequeno agricultor, mesmo sendo de origem humilde, Locke cursou várias matérias ligadas às Ciências Humanas, Filosofia, Ciências Naturais e Medicina. Lecionou Filosofia, Retórica e Grego, conseguindo ingressar na academia científica da Sociedade Real de Londres.
Ao ingressarpelo ramo da política, começou a defender com uma visão conservadora e autoritária a necessidade de uma estrutura de governo centralizada que impedisse a desordem no interior da sociedade, bem como a religião e chegou até o campo da filosofia que mudou suas opiniões. Neste contesto político ele passa a dar importância à liberdade bem como à tolerância principalmente no que diz respeito à relegiãocontra o absolutismo, fundamentando os direitos humanos, ou seja, naquela época já se discutiam tais direitos. Em relação à liberdade observa-se que John exclui o “homem primitivo” por acreditar que o mesmo não se inclui ao resto da humanidade, seria uma visão do senso comum, sendo utilizado para tomada de terras desses excluídos, como os índios.
Alem da exclusão do homem primitivo Locke defendiaa escravidão, não no sentido de raça, mas sim no sentido da guerra, onde o vencido para não morrer teria que se escravizar, aqui já temos a primeira ideia de contrato, que seria pelo “Vencido na Guerra”, tinha-se a figura do Contratante e do Contratado. Possivelmente este conceito tenha sido utilizado para a escravidão de negros à época.
No final do século XVII Locke passa a questionar alegitimidade do direito divino dos Reis e defende o estabelecimento de práticas políticas que não fossem contras as leis naturais do mundo. E ainda que um poder que não garantisse o direito à propriedade e à proteção da vida não poderia ter meios de legitimar o seu exercício e que um governo que não respeitasse esses direitos deveria ser legitimamente deposto pela população [2].
Em relação à propriedadeJohn se volta para a teologia defendendo a sua própria existência, o mundo e o homem são frutos do trabalho divino, baseado nisto toda a riqueza produzida seria de sua propriedade.
Já no ramo do conhecimento defendeu a educação para o individuo, e o poder transformador das instituições de ensino. Tal conhecimento é acumulativo. Pois para ele o homem nascia sem dominar nenhuma forma deconhecimento e, somente com o passar dos anos, teria a capacidade de acumulá-lo [2]. E neste aspecto ele está correto, pois até podemos nascer com um dom, porém, sem ser aperfeiçoado, somado, não nascerá de forma plena.
De forma geral Jonh Locke fez oposição ao autoritarismo nos níveis individuais, políticos e religioso contestavam o direito divino dos reis e do absolutismo real e a interferênciagovernamental (liberalismo). Defendeu que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, liberdade e propriedade. Filósofos como George Berkeley e David Hume foram influenciados por suas ideias e o seu discípulo Etienne Condilac utilizou a sua teoria empírica para criticar a metafísica.
Por estes e outras contribuições John Locke ocupou importantes cargos administrativos e funções de caráterdiplomático, e veio a falecer em 1704 na cidade de Oates, Inglaterra.

2.0 Obras
As principais obras de Locke são: CONSTIUÇÕES FUNDAMENTAIS DA CAROLINA (1669), QUATRO CARTAS SOBRE A TOLERÂNCIA (1692), ENSAIO SOBRE EDUCAÇÃO (1693), DOIS TRATADOS SOBRE O GOVERNO CIVIL (1689-1690), E ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO (1690). O pensador, entretanto, legou à posteridade inúmeras obras de menor fôlego, nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!