INFORMATICA Trabalho 01

914 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A informática é bastante utilizada hoje em dia em diversas áreas, seja na elaboração ou na prática de diversos processos. Dentre esses, se encontra a Engenharia Civil, onde a informática vem ganhando cada vez mais espaço. Neste trabalho, visaremos a importância da informática dentro da engenharia civil, seja na elaboração ou execução de projetos, como também mostraremos alguns, dos diversos softwares utilizados para a melhoria e praticidade nesta área. Mas antes, conheceremos um pouco sobre a história da informática, quando e como ela surgiu.

SURGIMENTO DA INFORMÁTICA

Os primeiros indícios sobre o surgimento da informática, se deve ao fato de o homem querer sistematizar seus cálculos matemáticos mais simples, como soma e subtração. Criou-se então, a Pascaline, entre 1642 e 1647, por Blaise Pascal. Logo em seguida, Gottfried Von, por volta de 1671, adicionou-se à essa máquina, conhecida como Pascaline, a multiplicação e divisão. Daí então, vários aperfeiçoamentos foram implantados, como armazenamento de informações em placas perfuradas em 1801, por Josef Marie e várias outras, até que em 1880, o matemático especializado em estatística, Hermann Hollerith, modificou o sistema e criou o que chamavam de IBM. A partir do feito de Hollerith, foram desenvolvidas calculadoras capazes de imprimir suas parcelas e resultados, calculadoras eletrônicas e a Máquina de Turing. Estes deram origem, em 1941 ao primeiro computador megaeletrônico, o Z3 e ao MARK 1, em 1944. Em 1946, o ENIAC se notabilizou por ser o primeiro computador genuinamente eletrônico e também pelas suas exageradas dimensões, pesava cerca de 30 toneladas. Com a evolução, hoje em dia é possível encontrar computadores minúsculos diante dos primeiros, com bem mais funções e recursos tecnológicos disponíveis.

A INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Desde os primórdios, a humanidade se preocupa com seu habitat e moradia. A evolução nessas diversas construções vem sendo

Relacionados

  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas