Infografia nas revistas Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital

780 palavras 4 páginas
Infografia nas revistas Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital
No artigo A Infografia nas revistas Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital, as autoras Fabiane M. Bulawski, graduada, e Ana Gruszynski, doutora, ambas pela UFRGS, analisam a utilização dos infográficos nas principais revistas semanais do Brasil, estas revistas têm como principal objetivo informar o leitor sobre acontecimentos da atualidade. Segundo as autoras, o uso de infográficos nas publicações é um diferencial, tendo em vista a construção das matérias, a qualidade das informações e de como são passadas ao leitor.
Considerando a comunicação nos dias de hoje e a instantaneidade das informações, a infografia é um recurso que se faz necessário, deixando as notícias mais atrativas. Logo na introdução, as autoras expõem a importância da utilização de infográficos em livros e revistas visando prender a atenção do leitor à notícia. Usam como método a pesquisa bibliográfica, que abrange a leitura, análise e interpretação de livros, revistas e imagens e apresentam dados a partir de uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos existentes nas edições do mês de outubro de 2009 das seguintes revistas: Veja, IstoÉ, Época e CartaCapital.
A seguir, na primeira seção as autoras apresentam a evolução da infografia, valendo-se do estudo de autores como Sousa (2005). O autor expõe os quatro momentos mencionados como “Revolução Gráfica” na imprensa: no primeiro ocorre a diferenciação entre livros e jornais. No segundo momento a fotografia começa a ser utilizada como apoio gráfico ao texto. O terceiro é influenciado pela introdução do design nos layout das páginas. E o quarto e último momento é marcado pela utilização dos meios digitais. Ainda nesse capítulo, as autoras expõe que existem diferentes tipologias infográficas, e comparam a qualidade de comunicação entre fotografia e infografia. As autoras analisam que a fotografia tem menor poder comunicativo que os infográficos, por não ser feita intervenção informativa e

Relacionados