Influência das obras de proteção na deriva litural

3930 palavras 16 páginas
Influência das Obras de “Proteção” Costeira na Deriva Litoral
Índice
Introdução 2
O Litoral 3
Litoral Português 5
Deriva Litoral 6
Fatores de Risco e Possíveis Consequências 6
Medidas e Obras de Prevenção 7
Influência das Obras de “Proteção” Costeira na Deriva Litoral 9
Estado de Arte 12
Conclusão 13
Web/Bibliografia 14
Anexos 16

Introdução

A zona costeira é uma faixa muito dinâmica devido ao contacto continental com o oceano, sendo sujeita a diversas modificação a nível da sua forma. Portugal possui uma extensa zona costeira que tem vindo a ser ocupada por grande parte da população e que se encontra também sujeita a outros fatores naturais que estão a exercer uma elevada “pressão” sobre a costa.
É com o intuito de tentar proteger o litoral, que são construídas diversas obras protetoras. Em Portugal a construção dessas estruturas é muito frequente, sendo por isso muito importante o conhecimento das suas consequências.

O Litoral
O litoral é descrito como sendo: “Zona de contacto entre o espaço terrestre e o espaço marítimo, que constitui, por definição, um bem único e frágil.”1
Esta faixa de terra junto à costa marítima, contém cerca de 50km para o interior (consoante a legislação de cada país), podendo ser composta por vários tipos de paisagem conforme as suas características geográficas, geológicas do relevo e hidrográficas.
Nesta inter-relação entre as áreas terrestres e marinhas, existem fatores que incentivaram à construção de estruturas no litoral:
A influência antrópica exerce atualmente um importante papel no litoral visto que, as áreas costeiras são as mais populosas por serem habitadas por cerca de 80% da população mundial em apenas 500 000 km de comprimento.2 Com o aumento acentuado da população mundial tem ocorrido um incremento na litoralização (mudança das populações do interior para o litoral), o que está a provocar grandes mudanças nas paisagens naturais e a

Relacionados