Influencia das linguas africanas no brasil

Páginas: 10 (2319 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
AS INFLUÊNCIAS DAS LÍNGUAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO


Introdução

“A língua de um povo é o reflexo dele mesmo, vertido em sons e palavras. É através dela que nos expressamos e manifestamos nossa própria existência”.
O foco do nosso trabalho foi buscar entender as influências africanas em nossa cultura. Quando falamos de continente africano, temos que ter em mente que não se tratade um único povo ou de uma única cultura. Quando falamos de África, estamos nos referindo a uma grande diversidade de culturas e povos que influenciaram os costumes, as crenças, os valores, a culinária, a música, a língua e outros aspectos culturais de nós brasileiros.
A proximidade entre a estrutura lingüística do português europeu antigo e regional e as línguas africanas facilitou a mestiçagemlinguística e deram nova sonoridade à língua portuguesa falada no Brasil.
Detivemo-nos às africanas, partindo da sua origem até suas aplicações, ressaltando palavras que delas herdamos e observando as peculiaridades de sua construção. Tanta riqueza não deve manter-se escondida, é preciso tê-la sabida e passá-la o prestigio que merece.

► Objetivo Geral
 Partindo do contexto histórico dachegada dos negros africanos e do histórico do recurso aos empréstimos de línguas africanas no português do Brasil, procuramos fazer neste trabalho uma pesquisa lingüística que demonstre e esclareça a raiz africana da Língua Portuguesa do Brasil.

► Objetivos Específicos
 Situar o contexto histórico do africano no Brasil;
 Identificar o histórico do recurso dos empréstimos das línguas africanasno Brasil;
 Identificar as origens africanas específicas;
 Localizar as interferências no vocábulo, morfologia, sintaxe e pronúncia ocorridas na Língua Portuguesa do Brasil devido à influência africana;
 Listar parte das palavras de origem africana encontradas.
Desenvolvimento

A partir de um instrumento de percussão de origem africana (o berimbau), que foi trazido pelos escravosafricanos da região Banto para o Brasil no século XVI, iniciamos a apresentação do nosso trabalho de pesquisa sobre as influências das línguas africanas no português do Brasil. No Brasil, o berimbau é usado tradicionalmente em cerimônias do Candomblé (Culto afro-brasileiro) e na Capoeira (mato ralo, espécie de esporte semelhante a uma luta acompanhada de percussão). A palavra berimbau é muito recorrenteno Brasil, quer seja na literatura escrita de um modo geral, quer seja na literatura oral. Suas maiores ocorrências estão nas regiões cariocas e baianas, nas quais a presença do negro afro descendente e de sua cultura é mais marcante. Além do berimbau mencionamos alguns nomes de instrumentos de origem africana introduzida no Brasil e que até hoje prevalece no nosso português brasileiro como:atabaque, caxixi, pandeiros, reco-reco e agogô.
A vinda do negro para o Brasil está diretamente relacionada com a questão da mão-de-obra empregada pelos portugueses na colônia. Para tirar o máximo de lucro e contornar sua escassez populacional, a Coroa portuguesa precisou recorrer ao trabalho escravo. Diante da falta de mão-de-obra para a exploração econômica de um território imenso como o Brasil, aprimeira saída encontrada pelos colonizadores foi a escravização dos indígenas o que durou muito pouco. A partir de 1550, a mão-de-obra indígena foi então substituída pela do negro africano.
A presença de línguas africanas no Brasil está diretamente associada ao tráfico de escravos que, por mais de três séculos sucessivos, de 1502 a 1860, introduziu no País cerca de quatro a cinco milhões deafricanos, de diversas origens: Sudadenes da região situada ao Norte do Equador (ciclo da Guiné, século XVI); Bantos ao Sul do Equador (ciclo do Congo e de Angola, século XVII); Sudaneses da Costa Ocidental (ciclo da Costa da Mina e ciclo da baía do Menin, início do século XVIII). No século XIX, chegam escravos de todas as regiões, predominando os originários de Angola e Moçambique.
No Brasil o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia africana na formação da língua portguesa no brasil
  • A influencia da cultura africana na língua portuguesa no Brasil
  • A Influência Africana na Língua Portuguesa
  • Influencia africana na lingua portuguesa
  • A influência da lingua africana na língua portuguesa
  • Influência da imigração africana no brasil
  • A influência da cultura africana no brasil.
  • A influência africana no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!