Influencia Antr Pica Na Prolifera O De Lianas

1141 palavras 5 páginas
INFLUÊCIA ANTRÓPICA NA PROLIFERAÇÃO DE LIANAS
EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA
ESTACIONAL SEMI-DECIDUAL
(SECUNDÁRIA)

Jacinto, P. - Paulo Jacinto; Pina, R - Rodrigo Pina;
Lucareli, G. - Guilherme Lucareli e Araújo, A. - André Araújo
Departamento de Ciências biológicas, Faculdades Integradas de Cataguases – FIC
Rua Romualdo Menezes, 178 – Menezes – CEP 36770-000
Cataguases – MG.

RESUMO

A fragmentação de ambientes florestais e a criação de trilhas quebram o equilíbrio destes ecossistemas permitindo, através da abertura do dossel, proliferação de lianas. Em um trecho de um fragmento de floresta de Mata Atlântica estacional semi-decidual (secundária), em Cataguases – MG, na Estação Ecológica Água Limpa(Horto Florestal). Foram amostradas parcelas em duas trilhas com a largura média de 1 e 3 metros, onde contamos os indivíduos arbóreos com CAP > 15 centímetros e destas árvores quantas serviam de suporte aos cipós. Entre as duas trilhas, a que apresentou a maior frequência de árvores com lianas foi a com largura de 3m. O que nos permitiu relacionar a intensa visitação de pessoas, com abertura de dossel que proporciona a entrada de luz contribuindo com a proliferação de lianas.

INTRODUÇÃO

O efeito da fragmentação causado pela ação antrópica expõe o ambiente a várias modificações, uma delas seria a abertura de dossel que permite uma maior luminosidade, exposição a ação dos ventos além de contribuir com o aquecimento global.

Este fato favorece a proliferação de trepadeiras lenhosas também conhecidas como lianas ou cipós, que são plantas que sobem utilizando outras como apoio. Esta característica de não ter apoio próprio permite que o caule das trepadeiras sejam estreitos, flexíveis e capazes de fenomenais taxas de crescimento em altura, diâmetro e comprimento. Pelo baixo investimento em autosustentação, os cipós apresentam um crescimento vigoroso que aumenta a mortalidade e retarda o crescimento das árvores (Putz,1983). Esse grupo de plantas

Relacionados