Inflação

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS




ECONOMIA
“Inflação”


Integrantes: Anelysie Selicani
Maryann Firmino
Matheus Sabino
Naiara Matias
Pedro Ferreira







BELO HORIZONTE,
NOVEMBRO DE 2013
Sumário

Sumário 2
Origem & Conceitos 3
Tipos e Formas de Inflação 5
Inflação de demanda 5
Inflação de custos 5
Inflaçãoestrutural 5
Inflação inercial 6
Histórico da Inflação Brasileira (Linha do Tempo) 6
O Plano Real (1994) e seus benefícios 7
Cálculo da Inflação Pessoal 11
Conclusão 11














Origem & Conceitos

Para cada um, a inflação tem um significado diferente, porém com um impacto igual ou parecido, para ilustrar melhor esse pensamento, trouxemos cinco definições diferentes doque é a inflação.
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período." – Pedro Rossi, Instituto de Economia UNICAMP.

"É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo." - Heron do Carmo, Faculdade de Economia e Administração da USP eCorecon-SP.

"Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia." - Emerson Marçal, Escola de Economia da FGV-SP.

"É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal. O último índice oficial de inflação que foi divulgado mostrou que o índice de difusão do IPCA foi de 64%, o que significa que, dos preços pesquisados, 64%tiveram algum tipo de reajuste para cima. 

É uma remarcação de preço generalizada – que pode ser pequena ou pode ser grande, por algum tipo de acidente, para algum tipo específico de produto." -Davi Simão Silber, Departamento de Economia da USP.

"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demaispermanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos. 

Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente." – Alexandre Schwartsman,Sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do BC.


A inflação tem sua origem na economia de mercado, ela está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado de combater ou controlá-la. Os efeitos da inflação, considerada como male econômico para qualquer indivíduo ou governo, são devastadores para a economia, principalmente quando uma sociedade procura sefortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controle econômico. 























Tipos e Formas de Inflação

Inflação de demanda
Ocorre quando os consumidores, por algum motivo, elevam o consumo de mercadorias. Quando isso ocorre, eles terão de disputar entre si as poucas mercadorias disponíveis para a venda. E o empresário normalmentedecide vender para aquele que se dispor a pagar mais pela mercadoria escassa. Daí a razão dos preços subirem. Para se combater este tipo de inflação, torna-se necessário aumentar a oferta ou diminuir a demanda. Como dificilmente a oferta pode ser elevada no curto prazo, geralmente, o governo acaba optando pela segunda alternativa.
Inflação de custos
É o tipo de inflação que acontece quando ademanda permanece estável, mas os custos de produção do empresário se elevam. Essa elevação pode ocorrer ou por uma elevação dos salários, nos preços dos insumos ou, ainda, por um encarecimento das fontes de energia. Toda elevação de custos implica numa redução do incentivo ao empresário em produzir determinada mercadoria, caso ele não possa repassar integralmente a elevação dos custos ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!