infeccoes bacterias

Páginas: 8 (1923 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
 Infecções Bacterianas

Cárie :
A cárie é uma deterioração do dente causada pela destruição dos tecidos dentais por bactérias. É considerada uma doença transmissível e infecciosa de origem bacteriana.
Quando a escovação não é bem feita, ficam nos dentes resíduos de comida. As bactérias atacam esses resíduos formando a placa bacteriana. Essas bactérias transformam osaçúcares dos resíduos alimentares em ácidos que corroem os dentes, fazendo um pequeno buraco, a cárie. Dependendo do local da lesão, a pessoa pode ou não sentir dor em intensidades variadas.
A cárie pode surgir em qualquer local no dente: na superfície, entre os dentes ou em restaurações. Às vezes problemas na gengiva deixam as raízes do dente expostas, e a má escovação e restos de comida levam a cárie ase instalar naquele local.
Primeiramente a cárie atinge o esmalte dentário, uma camada superficial do dente. Sem tratamento, ela chega até a dentina, camada intermediária do dente. Se continuar progredindo, a cárie pode chegar até a polpa do dente, uma camada repleta de nervos e vasos sanguíneos. Quando na polpa dentária, a cárie irá causar infecção e consequente dor. Às vezes a infecção chega àraiz e há casos em que é preciso extrair o dente.
A má escovação é a principal causa do aparecimento de cáries nos dentes. O flúor, o cálcio e o xilitol (açúcar) inibem a ação das bactérias. O adulto com xerostomia (boca seca) é mais propenso a apresentar cáries.
Para prevenir a cárie devemos ter os seguintes hábitos:
Fazer uma escovação bem feita no mínimo três vezes ao dia;
Passar fio dentalpara remover os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e a placa bacteriana;
Ir ao dentista regularmente;
Escovar os dentes após toda e qualquer refeição;
Utilizar creme dental que contenha flúor;
Beber água fluorada.

Botulismo :

O botulismo é uma doença causada por bactérias (espécie = Clostridium botulinum), provocando intoxicação por meio de substâncias que agem sobre osistema nervoso de pessoas contaminadas, interrompendo o mecanismo de condução dos impulsos neuronais entre o neurônio motor e os músculos.
O contágio ocorre através do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou esporos de bactérias, ocasionada pela ingestão de mantimentos mal higienizados, geralmente produtos de origem caseira (conservas artesanais inadequadamente preparadas eacondicionadas), ou produtos alimentícios industrializados (os enlatados), apresentando: aspecto visual (cor diferente da aparência comum), cheiro e sabor alterados, bem como embalagens danificadas, propiciando a contaminação e proliferação dos microorganismos patogênicos.
Entre os principais sintomas observados, estão: náusea, seguida de indisposição muscular contínua e repentina tremulação dos membrossuperiores, podendo este quadro clínico evoluir, agravando-se de tal forma a causar uma parada respiratória em face da disfunção na distensão da cavidade torácica, com implicação das trocas gasosas. É aconselhável, mesmo antes da acentuação dos sintomas, procurar de imediato um centro de referência especializado em infectologia.


Medidas preventivas (profiláticas):

-Evitar o consumo de alimentosreservados em conservas por longas datas;

-Ter a máxima atenção quanto ao prazo de validade dos produtos industrializados que contenham estabilizantes (conservantes);

-Ao obedecer este critério, sempre fazer opção pela mercadoria com melhor aparência de sua embalagem, escolhendo os mais recentes, de acordo com a data de fabricação.


Doenças humanas virais

Rubéola

Também conhecidacomo sarampo alemão, a rubéola é uma virose ou doença infecto-contagiosa muito comum no período da infância, mas que também pode ocorrer em adultos não vacinados ou que não tiveram a doença quando crianças. Normalmente, as infecções por estes vírus produzem imunidade permanente, ou seja, ocorre apenas uma vez na vida. 
Transmitida por via respiratória, a rubéola é causada por um vírus RNA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bactérias que causam infecções hospitalares
  • Infecções por Bactérias Anaeróbias
  • Infecções
  • infecções
  • Infecções
  • infecçoes
  • iNFECÇÕES
  • Infecçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!