infancia dos 7 aos 12 anos

Páginas: 14 (3260 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
A INFÂNCIA DE SETE A DOZE ANOS
Introdução
A idade média de sete anos, que coincide com o começo da escolaridade da criança, propriamente dita, marca uma modificação
decisiva no desenvolvimento mental.
Observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções formadas no período anterior, assegurando-lhes um equilíbrio mais estável e que também inauguramuma série ininterrupta de novas construções.
A escola surge nesta época como contribuidor fundamental para o crescimento da criança. Os anos intermediários da infância, aproximadamente dos seis aos doze anos, são muitas vezes chamados de anos escolares ou período da meninice. Caracteriza-se como um período de cristalização, já que os seus desenvolvimentos são lentos, uniformes e proporcionamprevisores razoavelmente estáveis das características da criança como jovem adulto.
Embora a família continue a desempenhar um papel importante nos processos de desenvolvimento, a escola surge nesta época como contribuidor fundamental para o crescimento da criança. Não somente ela provê uma atmosfera para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e acadêmicas, como também representa umambiente em que os grupos de pares podem influenciar a socialização da criança.



Desenvolvimento Físico

O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no início desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do queos meninos no final da terceira infância.
- Os dentes permanentes chegam na terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
- A obesidade é cada vez mais comum entre as crianças. Ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. A preocupação com a imagem corporal, especialmente entre meninas, podeacarretar transtornos alimentares.
- Imagem corporal: crenças descritivas e de avaliação sobre nossa aparência; a aparência que acreditamos que temos.
- Devido ao melhor desenvolvimento motor, meninos e meninas na terceira infância podem praticar uma gama mais ampla de atividades motoras do que os pré-escolares.
- Cerca de 10% das brincadeiras livres de crianças em idade escolar constituem-se debrincar impetuoso. Ela é mais comum entre meninos do que entre meninas.
- Brincar impetuoso: modo vigoroso de brincar que envolve lutar; rolar no chão, chutar, agarrar e, às vezes, perseguir, em geral acompanhado de risos e gritos.
- As diferenças nas capacidades motoras de meninos e meninas aumentam com a aproximação da puberdade, em parte devido à maior altura e força dos meninos e em parte devidoàs expectativas e à experiência cultural.
- A terceira infância é um período relativamente saudável; a maioria das crianças são imunizadas contra as principais doenças, e a taxa de mortalidade é a mais baixa de todo o ciclo de vida. Entretanto, muitas crianças, principalmente as meninas, não satisfazem os padrões de boa forma.
- As doenças na terceira infância tendem a ser breves e passageiras. Osproblemas de saúde agudos (doenças ocasionais que duram pouco tempo), como infecções, alergias, resfriados ou viroses, são típicos nesta idade, pois os germes disseminam-se livremente entre as crianças na escola ou nas brincadeiras.
- As crianças com problemas de saúde crônicos (transtornos físicos, do desenvolvimento, comportamentais e/ou transtornos emocionais que exigem serviços de saúdeespeciais) tendem a ser surpreendentemente resistentes.
- A visão torna-se mais precisa durante a terceira infância, mas uma minoria das crianças tem visão ou audição defeituosa.
Desenvolvimento Motor

Comportamentos selecionados:

• 06 anos: As meninas são superiores na precisão do movimento; os meninos são superiores em ações menos complexas que envolvam força. Pular (com os dois pés) é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações concretas de 7 à 11 ou 12 anos
  • 12 anos
  • A influência da capoeira no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 7 e 12 anos de idade.
  • A implementação do lúdico nas aulas de português com alunos entre 7 e 12 anos nas escolas públicas
  • O MINI-BASQUETEBOL PARA APRENDIZAGEM DO FUNDAMENTO DO ARREMESSO PARA CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS.
  • 7° Ano
  • 7 ano
  • 7 ANO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!