Industrialização

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
industrialização da america latina

Industrialização da América latina

Trabalho apresentado ao componente de geografia, ministrado pelo professor Renato para obtenção parcial de nota no curso ensino médio Escola Técnica Estadual Etec Cotia.

sumario:

Industrialização da América Latina 4
Brasil, México e Argentina. 5
Atualmente 5
Indústria 6
Indústrias Tradicionais 6Indústrias de Beneficiamento 6
ESTADO CONTROLADOR 7
Conclusão 9
REFERENCIAS: 10

Industrialização da América Latina

América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Vale ressaltar que, na América, existem váriosterritórios que não são independentes e que, portanto, não podem ser considerados países, embora sejam latinos (como o Québec, vários estados meridionais dos Estados Unidos, a Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Porto Rico, São Martinho Francês e São Pedro e Miquelão.). Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economiafragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.
Na América Latina era desenvolvida a agricultura de subsistência, incluindo ainda caça, pesca e coleta. Com a chegada dos colonizadores europeus, grande parte dos países latinos passou a cultivar produtos destinados à exportação, com o objetivo de obter lucro. São identificadas duas formas de produção, uma destinada ao mercado externo (monocultura) eoutra direcionada ao abastecimento interno (policultura).
O processo de industrialização na América Latina foi tardio, pois eles ingressaram na industrialização quase cem anos depois da primeira revolução industrial são países relativamente atrasados em relação a países da Europa como Inglaterra e França e de alguns países da América como os Estados Unidos, e da Ásia como o Japão.
Durante oséculo XIX houve diversas tentativas de industrialização por parte de muitos países da América Latina, especialmente México, Argentina, Brasil, entretanto, todas foram frustradas ou tiveram repercussões pouco expressivas. As poucas indústrias que surgiram nesse século limitavam-se à fabricação de bens de consumo não duráveis, como fábricas de velas, sabão, artigos de couro e lã, tecidos, alimentos,móveis etc.
Porém alguns acontecimentos históricos que aconteceram no século XX ajudaram bastante o processo de industrialização da América latina.   Os principais acontecimentos foram a primeira guerra mundial de 1914 a 1918, a crise de 1929 e a segunda guerra mundial de 1939 a 1945.
  Na medida em que a Primeira Guerra Mundial se desenvolvia, os países industrializados daquele momento, comoInglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos, passaram a diminuir a quantidade de produtos que eles exportavam para as nações da América Latina. Com a falta de produtos industrializados, algumas nações latinas começaram a fabricar diversos produtos para garantir o abastecimento do mercado interno.
  A Crise de 1929 contribuiu também para o processo de industrialização da América Latina. Com a queda daeconomia norte-americana, os países latinos, com grande dependência econômica em relação aos Estados Unidos, deixaram de receber capitais da venda de produtos agrícolas e matérias-primas. Por essa razão, sem dinheiro para comprar produtos industrializados importados, grande partes dos países latinos foram obrigados a fabricar seus produtos. Fato que teve maior evidência no Brasil, na Argentina eno México.
 Com o término da Segunda Guerra Mundial, os grandes grupos empresariais oriundos de países industrializados da Europa, assim como Estados Unidos e Japão, buscaram uma nova forma de expansão comercial, com a dispersão de empresas multinacionais em direção a países da América Latina, África e Ásia.
A mão de obra abundante e de baixo custo, a riqueza de matéria prima a fragilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • INDUSTRIALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!