Industria do enxofre

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2011
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS INDUSTRIAL DE MARABÁ
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE QUÍMICA

PROCESSOS INORGÂNICOS

Marabá, Pará
2011
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁCAMPUS INDUSTRIAL DE MARABÁ
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE QUÍMICA

INDÚSTRIA DO ENXOFRE

Docente: Gláucia
Discente: Edinildo Neres e Tiago Costa de Araújo.


Trabalho apresentado ou Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Pará - Campus industrial de Marabá - como exigência parcial para obtenção de conceito para a disciplina, Processos Inorgânicos.Marabá, Pará
2011
1. INTRODUÇÃO

O enxofre é um elemento químico não-metálico, símbolo S, densidade 2 g/cm3, dureza 1,5 a 2,5, insolúvel na água, ponto de fusão em torno de 115º, massa atômica 32,064, cor amarelo limão variando conforme o teor de impurezas, desde as tonalidades verde e cinza até o vermelho. Não obstante o enxofre é um elemento de grandeversatilidade, cuja gama de usos vem atravessando séculos. Os antigos egípcios (2000 a.C) já o utilizavam para branquear linho e como pigmento para pinturas. Os chineses (500 a.C) empregaram o enxofre como componente da pólvora; os gregos e, posteriormente, os romanos, além de utilizá-lo em cerimônias religiosas de purificação, em lamparinas e em tratamento de pele, ampliaram grandemente seu usomedicinal.
Sua primeira aparição na guerra deu-se pelos mouros, em 1305, no cerco de Ronda, na Espanha, através do emprego de canhões que utilizavam pólvora como propelente. Porem o enxofre elementar só foi obtido em 1938 em depósitos superficiais de origem vulcânica na Itália (Sicília) daí gerando um monopólio. Porem o enxofre elementar só foi obtido em 1938 em depósitos superficiais de origemvulcânica na Itália (Sicília) daí gerando um monopólio. Com o advento da química industrial moderna, ao longo do século XX, o enxofre passou a ter sua maior aplicação na produção do ácido sulfúrico, considerado por muitos como o “pão da indústria”, já que seu consumo per capita indicaria o nível de industrialização de um país.
2. OBJETIVOS
Objetivos gerais
• Conhecer a utilização do enxofre naIndústria
• Entender os principais processos de obtenção do enxofre
Objetivos específicos
• Compreender a aplicação do enxofre na produção de acido sulfúrico
• Compreender a importância do enxofre na produção de fertilizantes
• Conhecer as principais matérias primas, de que se obtêm o enxofre
3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho sobre o enxofre vem demonstrar sua importância no cenário industriale econômico bem como sua larga utilização, nas mais diversas árias da indústria, merecendo destaque, a produção de ácido sulfúrico e de fertilizantes. Salientando que, o método de obtenção desse elemento varia dependendo em que estado o mesmo se encontra e a qual estrutura esse está ligado.
4. DESENVOLVIMENTO
O crescimento populacional, aliado às modernas técnicas agrícolas, transformou o ácidosulfúrico na matéria-prima intermediária principal para a produção de fertilizantes solúveis, principalmente fosfatados. Como se estivesse cumprindo um determinismo de usos, o enxofre, antes fundamental nas guerras, tornou-se poderoso aliado da paz, contribuindo para matar, por meio dos fertilizantes, a fome de populações, ao invés de apenas dizimá-las pela pólvora. Segundo dados amplamenteconhecidos, pelo menos 85% do enxofre produzido mundialmente (nativo ou recuperado como co-produto) é usado como ácido sulfúrico, cujo emprego em fertilizantes é da ordem de 65%. Resulta que, do enxofre, pelo menos 55% destinam-se à indústria de fertilizantes, que elabora os diversos produtos que os agricultores utilizam para reposição dos nutrientes de solos esgotados ou para melhoria da qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industria de enxofre
  • Enxofre
  • Enxofre
  • enxofre
  • Enxofre
  • ENXOFRE
  • Enxofre
  • ENXOFRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!