indio e imdigenas

5967 palavras 24 páginas
SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001
36
CULTURAS EM TRANSFORMAÇÃO os índios e a civilização
A questão da sobrevivência física impõe iniciativas objetivas: atendimento médico; garantia de território; punições a práticas de genocídio. Já a sobrevivência cultural apresenta problemas de outro tipo, sendo que o primeiro é defini-la. Para tanto, propõe-se, nesse artigo, fazer uma reflexão do que se entende por “cultura” e “tradição” e, portanto, por sobrevivência cultural, contrapondo essas concepções aos modos como algumas etnias indígenas as entendem e utilizam, em especial os Xikrin, grupo
Kayapó que vive no Pará.
A IDÉIA DA CULTURA
O conceito de cultura tem uma longa história e sua origem é anterior ao esforço da antropologia de estudar e compreender povos com costumes e modos de vida diferentes.
Como mostra Elias (1990), cultura e civilização são conceitos que surgem na Europa e que, já de início, ganham significados diversos entre as várias populações nacionais nascentes. Grosso modo, porém, esses termos parecem conotar a unidade ocidental e as diferenças internas a ela: se civilização é um resultado final de um processo que culmina no Ocidente, cultura designa as particularidades das populações ocidentais – os modos franceses, ingleses, alemães.
Na antropologia evolucionista de fins do século XIX, uma história comum a todos os povos culminaria na civiResumo:
A partir da experiência de um grupo indígena brasileiro, este artigo realiza uma reflexão sobre as transformações culturais e o perigo de perda cultural e de identidade. Para isso, retomam-se os conceitos de cultura e civilização tais como concebidos e pela antropologia e no senso comum, contrapondo-os às noções indígenas de cultura e tradição, com o objetivo de entender como elas lidam com a permanência e a mudança cultural. Palavras-chave: cultura; etnicidade; índios no Brasil; identidade; história indígena.
CLARICE COHN
Doutoranda do Departamento de Antropologia da USP,

Relacionados

  • Gestao das informaçoes nas organizaçoes
    395 palavras | 2 páginas