Indices econômicos

Páginas: 11 (2624 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
Segue ponto de pauta para deliberação na Coordenação de 28/03/2011.

Reajuste dos Benefícios da Fundação CESP - Indíces Econômicos

Uma Reflexão Necessária


Há uma inquietação subjacente entre os Conselheiros, Aposentados, Entidades, Corpo Técnico da Fundação Cesp e as Patrocinadoras, no que se refere há aplicação dos reajuste dos benefícios oferecidos pela Fundação Cesp que hoje sãoreajustados pelo IGP-DI.

As razões são várias e servem a diferentes propósitos; aos Conselheiros a preocupação com os regulamentos e a sustentabilidade do patrimônio dos trabalhadores, aos Aposentados uma confusão evidente entre reajuste do PES e dos benefícios, além é claro, a questão do poder aquisitivo, ao Corpo Técnico da Fundação a condução dos planos previdenciários e os seusregulamentos e as Patrocinadoras como ganhar dinheiro do jeito que está.

Quando do inicio do processo de privatização algumas mudanças ocorreram nos planos previdenciários, como o saldamento do plano antigo (BSPS) e o surgimento dos novos planos; atuais CD e CV, com alteração profunda na forma de financiamento.

No caso do BSPS, os regulamentos prevêem os reajustes na época dos reajustes daprevidência que ocorrem anualmente, pela variação cumulativa do IPC-IBGE e o IGP-DI; ou seja, aplica-se dos dois o maior índice apurado. Ocorre que o IPC-IBGE foi extinto em 03/1991 e de lá para cá não temos nenhum outro índice que possa além do IGP-DI, balizar os reajustes dos benefícios, apesar de constar nos contratos e regulamentos os dois índices comparativos. A manutenção de doisíndices visava dar um maior equilíbrio econômico-financeiro aos reajustes, pela aplicação da maior variação positiva verificada entre eles.

Levando em consideração os atuais índices oficiais ou reconhecidos pelo mercado e a complexidade do tema e seus possíveis impactos nos desenhos dos planos previdenciários e nos investimentos, caberia uma análise aprofundada da direção do Sinergia/CUT.Visando firmar esse entendimento e formar massa crítica em relação ao que é mais apropriado ao conjunto dos trabalhadores, aos Conselheiros Representantes dos Trabalhadores e posicionar a direção do Sinergia/CUT, sobre o tema supracitado, é que estamos propondo trazer para a próxima Coordenação do Sinergia/CUT, uma abordagem ampla que se daria na forma de uma "Reflexão Temática".

Os ÍndicesEconômicos IGP-DI, ICV-DIEESE e IPCA

O que é o ICV / DIEESE:
Elaborado pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, mede a variação do custo de vida das famílias com renda de 1 a 30 salários mínimos do município de São Paulo.
O índice é calculado em três extratos distintos:
Extrato 1 - Famílias com menor renda, 1 a 3 saláriosmínimos (1/3) ;
Extrato 2 - Famílias com renda intermediária, 1 a 5 salários mínimos (1/3) ;
Extrato 3 - Famílias de maior poder aquisitivo, 1 a 30 salários mínimos (1/3) ;
O que compõe o IGP-DI/FGV:
O IGP-DI/FGV é calculado mensalmente pela FGV.
O IGP-DI/FGV foi instituído em 1.944 com a finalidade de medir o comportamento de preços em geral da economia brasileira.É uma média aritmética, ponderada dos seguintes índices:
IPA que é o Índice de Preços no Atacado e mede a variação de preços no mercado atacadista. O IPA ponderada em 60% o IGP-DI/FGV.
IPC que é o Índice de Preços ao Consumidor e mede a variação de preços entre as famílias que percebem renda de 1 a 33 salários mínimos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O IPCpondera em 30% o IGP-DI/FGV.
INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil e mede a variação de preços no setor da construção civil, considerando no caso tanto materiais como também a mão de obra empregada no setor. O INCC pondera em 10% o IGP-DI/FGV.
DI ou Disponibilidade Interna é a consideração das variações de preços que afetam diretamente as atividades econômicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Índices Economicos
  • INDICES ECONÔMICOS
  • Indices econômicos
  • Indices economicos
  • Indices Econômicos
  • indices economicos
  • Indices economicos
  • INDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!