Indices de endividamto ou de estrutura

627 palavras 3 páginas
INDICES DE ENDIVIDAMTO OU DE ESTRUTURA

"Um índice é como se fosse uma vela acesa num quarto escuro."
Prof. Renato Lopes

Esses índices são muito importantes para tomada de decisão financeira das empresas.
Também são os índices de endividamento que nos informa se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de recursos próprios.
O índice de endividamento é o comprometimento da empresa com terceiros. Quando falamos terceiros estamos referindo não só as instituições financeiras, mas a fornecedores, funcionários, fisco, etc.
De um modo geral toda conta a prazo, seja compra de mercadorias, empréstimos, salários, contas que estão contribuindo para a operação da empresa, e compõe seu endividamento.
O Capital próprio de uma empresa são os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.
E o capital de terceiros de uma empresa são recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo circulante e passivo não circulante.

De acordo com Padoveze (2010, p. 154)

“a finalidade básica desses indicadores é transformar em percentuais a participação dos valores dos principais grupos representativos do balanço patrimonial, bem como mensurar percentualmente sua relação com o capital próprio, representado pelo Patrimônio líquido”.

1.3.1- Grau de Solvência.

Este grau relaciona o total de investimentos (Total do Ativo) com o total de Capital de Terceiros (Passivo Circulante mais o Exigível a Longo Prazo).
Os índices de solvência a curto prazo referem-se ao nível de liquidez da empresa, à sua capacidade de honrar compromissos de curto prazo.

Formula: Ativo Total x 100 Exigível Total

Este índice indica, em termos percentuais que quanto maior, melhor.

1.3.2- Grau de endividamento ou índice de participação de terceiros.

Este índice mede a participação do Capital de terceiros no

Relacionados