Indice de desenvoilvimento humano (idh)

2203 palavras 9 páginas
UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES CAMPOMAIORENSE – NOVAUNESC
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
PROFESSOR: IVONEIDE
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA
TURMA: 03º – NOITE

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

ANTÔNIO DE PÁDUA F. RÊGO

TERESINA, 28 DE MAIO DE 2012.
INTRODUÇÃO

O Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) começou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH). Os quais foram criados e lançados pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq no ano de 1990 com o objetivo e o proposito de "Desviar o foco do desenvolvimento da economia e da contabilidade de renda nacional para políticas centradas nos seres humanos.
Segundo pesquisa, para que fosse produzido os Relatórios de Desenvolvimento Humano (RDHs), Mahbub ul Haq precisou convocar um grupo de competentes e muito bem conhecidos cientistas incluindo-se, nestes, Paul Streeten, Frances Stewart, Gustav Ranis, Keith Griffin, Sudhir Anand e Meghnad Desai. Com tudo foi o trabalho do cientistas Amartya Sen sobre capacidades e funcionamentos que forneceu o quadro conceptual subjacente. Mahbub tinha certeza de que um metodo simples de comparação e avaliação, composto pelo desenvolvimento humano, seria necessária para convencer a os acadêmicos, a opinião público e as autoridades políticas de que era possivel, tinham obrigação e poderiam avaliar o desenvolvimento não só pelos avanços econômicos, como também pelas melhorias no bem-estar dos seres humanos. Smartya, no começo, foi contra a esta ideia, mesmo, assim, logo ele teve a iniciativa e passou a ajudar, junto com Marhbub, a elaborar e desenvolver o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Muito embora Amartya estivesse sempre preocupado de que seria difícil capturar toda a complexidade das capacidades humanas em um único índice, Marhbub consegui convence-lo de que apenas um único número chamaria a atenção das autoridades para a concentração econômica do

Relacionados