INDICADORES FINANCEIROS
É através da análise de indicadores financeiros, que os analistas obtém uma fotografia mais clara da situação e desmpenho recente das empresas. Dentro da análise financeira, os indicadores de uma empresa podem ser agrupados em quatro categorias.
- Indicadores de Rentabilidade: Permite avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, ativos e capital investido. A análise vertical ( exibição dos itens do demonstrativo como porcentagem de vendas ) é muito útil na comparação do desempenho de uma empresa entre vários períodos.
- Margem Operacional: Determina a porcentagem de cada real de venda, que restou após a dedução de todas as despesas, exceto o imposto de renda. É definida como resultado operacional dividido pela receita líquida de vendas.
- Margem Ebitida: Os analistas preferem essa medida ao invés da margem operacional, pois exclui despesas financeiras e depreciação. O EBITIDA, expressão em inglês para lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização, é visto como uma aproximação do impacto das vendas no caixa da empresa, de forma que a margem EBITIDA dá uma ideia de retorno em caixa.
-Margem Líquida : determina a porcentagem de cada real de venda que restou após a dedução de todas as despesas inclusive o imposto de renda. É definida como lucro líquido dividido pela receita líquida das vendas. Funciona de forma semelhante à margem operacional, porém , neste caso , o lucro líquido é utilizado, já incluindo os impostos pagos.
-Retorno Sobre Patrimônio : mede o retorno para os acionistas do capital investido na empresa. Por exemplo, um lucro de 20 bilhões para uma empresa de 100 milhões de patrimônio, significa um retorno de 20% sobre o