RESUMO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUCAO 30112013

2580 palavras 11 páginas
Argamassa e Concreto
Argamassa de assentamento: Mistura de cimento, areia, agua e outros matérias.
Utilizado em tijolos e blocos, dar acabamentos em impermeabilização de superfície.
A areia deverá ter grãos duros, a agua deve ser limpa, o que aumenta plasticidade é a cal hidratada, seus traços variam de acordo com a finalidade de aplicação.
A mistura pode ser manual ou em betoneira.

Concreto
Aglomerado resultante da mistura de cimento, água, agregados miúdos e graúdos e eventuais aditivos. Possui menor segregação e menor exsudação e, maior coesão, calor de hidratação e variação volumétrica.
Agregado Miúdo
Aumento do consumo de agua e cimento e maior plasticidade.
Agregado Graúdo
Arredondado e liso: maior plasticidade e menor aderência.
Lamelar: consumo maior de cimento, areia e agua, resistência menor.
Os melhores agregados são cúbicos e rugosos.

Traço de concreto
A mistura de matérias é chamada de dosagem ou traço, que serão definidos de duas formas: Empirica ou Racional. Essas maneiras iram identificar a resistência, a trabalhabilidade e diâmetro máximo do agregado.
O sal é um inimigo do concreto.

Concreto dosado em central (CDC)
É dado através da produção de concreto pela betoneiras, este concreto é fornecido por empresas prestadoras de serviços (concreteiras), é importante que a quantidade de agua na mistura esteja correta, pois o excesso ou a falta prejudica o concreto.
Aplicação de concreto na Obra
Existe a necessidade de, na chegada do concreto serem verificado o tempo limite para descarga, lacre do caminhão, homogeneidade do concerto e slump test. A verificação deve ser 100% do lote recebido que corresponde a 1 lote.
O limite máximo para descarga do concreto são de 2 horas e meia, para concretos com aditivo o fornecedor devera informa o limite máximo, lembrando que se ultrapassar o limite para descarga, é necessário a devolução do caminhão.
A verificação deve ocorrer de forma que, o número do lacre do caminhão seja indicado na nota fiscal, se caso o

Relacionados