Indicadores de desempenho

Páginas: 14 (3286 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
INDICADORES DE DESEMPENHO DA MANUTENÇÃO

Resumo: A competitividade tem se tornado um fator determinante na estabilidade da empresa. Alguns conceitos foram utilizados para analizar o desempenho da empresa, entretanto, esses conceitos estavam cada vez menos compatíveis com a realidade da produção, havendo assim a necessidade de formulação de novos conceitos, os indicadores de desempenho.Osindicadores propiciam melhor suporte às tomadas de decisões em todos os níveis das organizações e a manutenção, por sua vez, como função decisiva na obtenção de qualidade, produtividade e melhores resultados das empresas, merece destaque na utilização dos indicadores de desempenho.

Palavras-chave: indicadores, índices, desempenho, manutenção.


1. INTRODUÇÃO

A manutenção é definida como acombinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida (NBR 5462-1994), ou seja, manter significa fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, num nível de desempenho exigido.
Basicamente, asatividades de manutenção existem para evitar a degradação dos equipamentos e instalações causada pelo seu desgaste natural e pelo uso e ou para recuperar a boa funcionalidade e confiabilidade dos equipamentos. Esta degradação se manifesta de diversas formas, desde a aparência externa ruim dos equipamentos até perdas de desempenho e paradas da produção, até a fabricação de produtos de má qualidade e apoluição ambiental.
Durante muitos anos, os gestores utilizaram indicadores financeiros para avaliar o desempenho dos negócios, pessoas, áreas administrativas e operacionais, sendo essas medidas representadas por unidades monetárias ou porcentagens. Segundo Cardoza et al. (2003), esses métodos tradicionais são criticados por muitos pesquisadores, por considerarem que esse tipo de informação nãorevela as mudanças ou as melhorias nos processos de negócios (Bititci et al., 1997) , incentiva a otimização localizada nas empresas (Neely et al., 1997), entre outros resultados. A partir daí, surge à necessidade do desenvolvimento de novos modelos de medição.
A medição é parte natural e necessária de todas as tarefas em um processo produtivo. Em uma organização industrial, desde o momento em quese busca medir o desempenho dos processos produtivos, dos produtos, dos equipamentos, a meta básica é melhorar a compreensão da realidade organizacional, permitindo que melhores decisões e ações sejam tomadas no futuro. (Kiyan, 2001).
A operacionalidade dessas medições vem através dos Indicadores de Desempenho, que consistem em um conjunto de ações que tem por objetivo atribuir valoresquantitativos a atividades que foram realizadas em uma organização. Com esses valores quantificados, é possível analisar o desempenho de uma determinada tarefa. Segundo Rosa et al. (1995), os parâmetros de desempenho representam um conjunto de informações que auxiliam as equipes gerenciais na administração da competitividade do sistema organizacional.
Segundo Kiyan (2001), as medições de se desempenhopodem ser empregadas tanto no âmbito interno da empresa (atividades, processos, modelos de gestão, serviços) como no âmbito externo (concorrentes, comunidade, fornecedores externos, clientes).
Atualmente, devido ao alto grau de competitividade inerente ao mercado a que estão inseridas, as empresas necessitam escolher de forma eficaz quais metodologias devem utilizar para gerenciar sua rotina. Ametodologia da gestão pela qualidade total nos ensina que devemos escolher indicadores que reflitam os objetivos empresariais, ou seja, deve-se escolher o que nos dá o maior retorno, seja em termos de informação quanto no de lucratividade.
Tais indicadores são instrumentos de análise essenciais ao homem da manutenção, revelando o desempenho da sua planta. Eles permitem indicar onde e quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores de desempenho
  • Indicadores de desempenho
  • Indicadores de desempenho
  • Indicador de desempenho
  • Indicadores de desempenho
  • Indicadores de Desempenho
  • indicadores de desempenho
  • Indicadores de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!