imunilogia - Punção Venosa

1021 palavras 5 páginas
1. Introdução O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos.
Junto com os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, o plasma é um dos componentes do sangue, a parte líquida que supõe uns 55% dela. Pelo plasma circula uma substância chamada fibrinogênio, que conta com a propriedade de se converter em fibrina quando se produz a rotura de um vaso e as plaquetas atuam para formar um tampão plaquetário. É então quando esta substância e as suas propriedades coagulantes se convertem em fibrina, uma vez que é insolúvel. Chegados a este ponto, o plasma sem fibrinogênio passa a ser soro.
O plasma é o "líquido circulante" e para operar com ele, extrai-se a parte solúvel que se transforma em insolúvel (o fibrinogênio que se transforma em fibrina) e obtém-se um líquido similar ao do sangue: o soro. O soro sanguíneo é principalmente água, de uma cor amarelada uma vez que se dissolve com proteínas, hormonas, minerais e dióxido de carbono, assim como também é uma fonte muito importante de eletrólitos. Em resumo, o plasma contém soro e fatores de coagulação, uma vez que se eliminam os coagulantes como a fibrina, este líquido converte-se em soro.
Em muitas ocasiões gera-se confusão entre soro e plasma sanguíneo e torna-se difícil estabelecer a diferença entre ambos. O certo é que o plasma é o componente líquido do sangue e contém o soro junto com elementos coagulantes, quando estes últimos são eliminados, o líquido restante é o soro.

2. Objetivo

A realização desta prática permitirá que o discente:

o Adquira conhecimento teórico/prático sobre a técnica de punção venosa; o Conheça o procedimento técnico/prático de punção venosa; o Adquira prática na preparação do esfregaço sanguíneo; o Adquira conhecimento

Relacionados