imprimirconteudo2

3336 palavras 14 páginas
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE

A Educação Ambiental é o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, procura trabalhar a mudança cultural, a transformação social, a crise ambiental como uma questão ética e política. (Patrícia Mousinho, 2003)

A velocidade dos acontecimentos aumenta dia‐a‐dia. Nesta nebulosa pós‐modernidade, a educação tenta reagir e mudar antigos paradigmas. Essas mudanças, porém, dependem de uma reforma do pensamento e esta deve começar pela reformulação do pensamento didático‐pedagógico do professor.

A função do professor é ser um agente facilitador desse processo e os currículos escolares devem ser elaborados de tal maneira que haja a articulação das disciplinas para alcançar uma visão do todo.
Conteúdos isolados devem ser substituídos por planos de ação integrados com a realidade e o todo.

A palavra interdisciplinaridade está ligada a palavra disciplina, ou seja, é um complexo que reúne de maneira global todas as disciplinas valorizando esta de maneira uniforme, separando a importância de cada uma, onde o conteúdo e as informações são analisadas e aproveitadas em outras áreas.

O sufixo inter, tem como papel unir as disciplinas, fornecendo aos educadores condições de trabalhar de forma ampla e organizada, despertando nesses a parceria, valorizando o trabalho em conjunto, dando respaldo para os discentes sanarem suas dúvidas com o educador que estiver em sala, sem estar ministrando a matéria correspondente ao determinado assunto.

A ação interdisciplinar aliada às práticas pedagógicas, sendo a reconstrução dos conteúdos disciplinares a relação do ser‐no‐outro, valorizando assim a descoberta das diferenças e a riqueza da diversidade. Os fundamentos básicos para que a interdisciplinaridade aconteça são os seguintes:

Movimento Dialético: Exercício de dialogar com nossas próprias produções, com o propósito de extrair desse diálogo novos indicadores, novos pressupostos.
Recurso

Relacionados