IMPORTÂNCIA DO HEDGE

1775 palavras 8 páginas
A RELAÇÃO RISCO VERSUS RETORNO
E A IMPORTÂNCIA DO HEDGE

Sabe-se que o comportamento futuro dos preços de mercado não é um aspecto que possa ser antecipado com precisão. Entretanto, é possível utilizar simulação numérica, para conhecer os resultados alcançados em cada uma das variáveis. Para executar essa tarefa, sugere-se a Simulação de numerais no qual são empregadas a equação de difusão de preços e grande quantidade de números aleatórios, para identificar um ponto negativo nos investimentos futuros á imprecisão da antecipação do futuro. Os resultados desse procedimento, normalmente milhares criarão cenários para cada uma das variáveis, que serão utilizados um a um nos cálculos numerosos valores futuros prováveis para a empresa.

Dessa avaliação individual para as variáveis relevantes, pode-se chegar ao impacto do comportamento de mercado sobre o resultado operacional da empresa, empregando a técnica de correlacionar as variáveis dentro de um mesmo cenário e, a seguir, substituí-las na equação estrutural. Essa etapa é fundamental para a decisão de aprofundar o estudo sobre hedge ou não. Se os efeitos da instabilidade de preços das variáveis relevantes da economia não mostrarem significativos, o hedge não será estratégia efetiva. Por outro lado, essa análise poderá mostrar fragilidades significativas na estrutura de produção, bem como indicar riscos potenciais para o valor da empresa, falhas de processo, necessidade de fortalecer salvaguardas em contratos e urgência na adoção de medidas de proteção de resultados.

Determinados os elementos de risco para o resultado da empresa e as prováveis trajetórias dos preços, o próximo passo é conhecer o impacto de cada um dos cenários identificados como prováveis sobre esse resultado. Esse procedimento indicará, do ponto de vista da empresa, se há motivação para hedge. Ressalta-se que a importância dessa fase está diretamente relacionada à métrica adotada, pois, mesmo que tenham sido observados valores financeiros

Relacionados