IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO INFANTIL

303 palavras 2 páginas
COORDENAÇÃO MOTORA NO ENSINO INFANTIL
Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra.
Ex.: andar, pular, rastejar, escrever, rolar, etc.
A coordenação motora é dividida em categorias específicas, que são elas:
1-Coordenação motora geral: Usa-se os músculos esqueléticos da melhor maneira possível para controlar o próprio corpo.É a capacidade que cada ser humano tem em realizar atividades como pular, rastejar, caminhar.
2- Coordenação motora específica: Permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade, como chutar uma bola,jogar basquete.
3-Coordenação motora fina: São usados os pequenos músculos do corpo para reproduzir movimentos mais finos e delicados, como por exemplo escrever, costurar.
As consequências do não desenvolvimento da coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.
“Crianças que apresentam sintomas de transtorno do desenvolvimento da coordenação (''TDC'') aos sete anos de idade podem correr maior risco de sofrer depressão e outros problemas de saúde mental a partir dos dez anos”. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. “Crianças com ''TDC'' têm problemas de habilidade motora e encontram dificuldades em realizar atividades do cotidiano, como amarrar os cadarços, andar de bicicleta, escrever e praticar esportes”.
BIBLIOGRAFIA:WIKIPEDIA.

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas