impermeabilizantes

Páginas: 19 (4676 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE ENGENHARIAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






IMPERMEABILIZAÇÃO



Disciplina: Construção Civil I
Professor: Henrique Otto Coelho
Acadêmicos: Afonso Carlos Reginatto, Luiz Everton e Marcos Santos




Pelotas, junho de 2014.
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO

A umidade sempre foi uma preocupação para o homem desde o tempo das edificaçõesmais primitivas. O homem primitivo se refugiava em lugares úmidos como cavernas para se proteger das intempéries e de possíveis ataques de animais, porém com o tempo percebeu-se que a umidade florava do solo e das paredes o que tornava o ambiente inadequado para moradia ou paradeiro. Esses problemas fizeram com que o homem fosse sempre aprimorando seus métodos construtivos e impermeabilizando suasconstruções a fim de resistir às infiltrações.
De acordo com setores da engenharia civil a água é responsável por 85% dos problemas nas edificações em cada estado físico a água muda seu grau de agressividade, embora no Brasil não se tenha neve se tem a agua em forma gasosa que é muito perigosa devido a capacidade de penetração.
A importância da impermeabilização, além de permitir ahabitabilidade e funcionalidade da construção civil, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros componentes agressivos da atmosfera, já que uma grande quantidade de materiais constituintes da construção civil sofre um processo de deterioração e degradação, quando em presença dos meios agressivosda atmosfera.
Constatou-se que a impermeabilização não analisada com a devida importância por parte dos responsáveis pela obra, tem como consequência infiltração de água num primeiro instante, seguido de uma serie de consequências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas e curtos circuitos gerando altos custos demanutenção e recuperação.

DEFINIÇÕES DE PROJETO


MNGHJKL,MN

1.1 Finalidade da impermeabilização

Slides – impermeabilização.pdf

1.2 Tipos de solicitação imposta

Kjndehbwe

1.2.1 Imposta pela água de percolação

N,.nhj

1.2.2 Imposta pela água de condensação

Bghjk

1.2.3 Imposta pela umidade do solo

Bhjkm

1.2.4 Imposta pelo fluido sob pressão unilateral ou bilateralMnbghjk

1.3 Custo da impermeabilização

jehfebfek


Um bom projeto de impermeabilização, se bem feito, pode representar uma pequena parcela do total da obra. Em anteposto, a inexistência da mesma, assim como a má qualidade de execução podem acarretar custos à médio e longo prazo muito mais significativos. Ou seja, é imprescindível a adoção de um bom sistema de impermeabilização.

1.4Camadas de um sistema de impermeabilização

Frejfrnferl


1.5 Manifestações patológicas

jklmnbgh


2 MATERIAIS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO
Para Denver (2005), os sistemas de impermeabilização são obtidos através de diversos materiais classificados como: básicos, elaborados, pré-fabricados ou auxiliares.
Os materiais básicos, através de processos industriais, dão origem aos materiaispré-fabricados e elaborados: asfaltos e polímeros sintéticos e aditivos impermeabilizantes. (que dão origem a produtos elaborados usados em impermeabilizações rígidas)
Os materiais elaborados são obtidos a partir dos materiais básicos através de combinações entre si ou com solventes, agua, cargas e agentes emulsionantes. Podem ser utilizados de três formas: como matéria prima para a obtenção de asfaltomodificado com polímeros utilizados na fabricação de emulsão asfáltica; como produto impermeabilizante final, que da origem a impermeabilização moldada no local; e como matéria prima para a obtenção de material pré-fabricado. Os materiais pré-fabricados são os produtos finais, em sua composição encontram-se os materiais básicos, elaborados ou auxiliares.
2.1 Sistema Flexível
Impermeabilização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!