Impermeabilizantes

Páginas: 6 (1497 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA – FAPEC
Faculdade Alagoana de Tecnologia – FAT
Curso de engenharia civil









Bruno Pedrosa
Elias Leocadio
Higor Vieira
Lucas Martinho
Pedro Henrique
Pedro Lucas








IMPERMREABILIZANTES






















Maceió
2013

Bruno Pedrosa
Elias Leocadio
Higor Vieira
Lucas MartinhoPedro Henrique
Pedro Lucas














IMPERMEABILIZANTES

Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina Materiais de construção / Metodologia da Pesquisa no5º período do curso de engenharia civil noturno, da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura / Faculdade Alagoana de Tecnologia (FAPEC/FAT).

Orientador: Prof. Lucas Pereira.Maceió
2013



INTRODUÇÃO
O trabalho de impermeabilizantes tem, como objetivo esclarecer algumas duvidas sobre o tema abordado, tendo em vista q a impermeabilização pode ser divididas em varias etapas, desde a fase de viabilização até o acompanhamento da obra.
Vamos falar um pouco sobre:
Definição
Histórico
Classificação
Aplicação na construção civil
Normas
PatologiaDEFINIÇÃO

Impermeabilizantes, também chamados hidrorepelentes, são substâncias que detêm a agua, impedindo sua passagem, muito utilizados no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos. Agem eliminando ou reduzindo a porosidade do material, preenchendo infiltrações e isolando a umidade do meio.
Na construção civil, são empregados no isolamento de fundações, pisos, telhados,lajes, paredes, reservatórios e piscinas.
Podem ter origem natural ou sintética, orgânica ou inorgânica. Dentre as naturais destaca-se a mamona, dentre as sintéticas o petróleo.
Existem vários tipos de impermeabilizantes. Hoje em dia um dos mais procurados é o impermeabilizante acrílico, por sua durabilidade e por ser completamente atóxico, podendo por isso ser usado em qualquer ambiente. Outrotipo de impermeabilizante é o atérmico, empregado para diminuir em até 80% a temperatura interna do ambiente.


HISTÓRICO

Pode-se dizer que os primeiros materiais usados pelo homem, em impermeabilizações, foram os betuminosos, ou seja, os asfaltos e alcatrões; tem-se notícia do emprego destes materiais na impermeabilização de terraços, piscinas, etc., desde 3000 A.C. Noé impermeabilizou aarca com óleos e betumes. As muralhas da China foram protegidas com betume natural e as pirâmides, os sarcófagos e até as múmias com impermeabilizações diversas, inclusive óleos aromáticos.

A primeira utilização de material betuminoso em coberturas de forma semelhante a que conhecemos atualmente deu-se em 1790, na Suécia, em tábuas revestidas com papel e impermeabilizadas com alcatrão. Por voltade 1845 começaram a ser utilizados, nos Estados Unidos, feltros impregnados de alcatrão para coberturas. De início utilizou-se o alcatrão de madeira, depois o alcatrão de hulha, e por fim o asfalto oxidado, desenvolvido em 1894.
O sistema de impermeabilização de coberturas mais antigo é o denominado “multimembrana asfáltica” ou “feltro asfáltico e asfalto”, que consiste na aplicação de diversascamadas de asfalto oxidado, a quente, entremeadas por feltro asfáltico; este sistema é largamente utilizado em todo o mundo, até hoje.

Visando evitar os problemas gerados pela necessidade de aquecimento do asfalto nas obras, sejam de pavimentação ou de impermeabilização, surgiram, no final do séc. XIX, as primeiras emulsões asfálticas. Este sistema de impermeabilização consiste na aplicaçãode diversas camadas de emulsões asfálticas, intercaladas com uma armadura, que geralmente é um véu de fibra de vidro. Apesar de grande facilidade de aplicação, o sistema não chega a atingir os mesmos valores de flexibilidade, durabilidade, etc., do sistema feltro asfáltico e asfalto. Foram também utilizadas impermeabilizações à base de metal dúctil (cobre, por exemplo) e asfalto, atualmente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!