IMPACTOS, POLITICA E OBJETIVOS AMBIENTAIS

Páginas: 12 (2868 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos instrumentos para controlar e minimizar os impactos ambientais gerados dentro da organização, proporcionando melhorias nos custos da organização, racionalização dos insumos e matéria-prima utilizada nas atividades. Atualmente, o SGA é visto pelas empresas como um modo de lucrar e não um custo indesejável. Quando se adota um comportamentoambientalmente eficiente, se otimiza o uso dos recursos, evitando desperdícios na produção e possíveis custos como seguros, multas e outros.

Como base de nossa pesquisa, verificamos que as empresas que desenvolvem o trabalho com granito, onde seu impacto ambiental desde os métodos de lavra, aberturas de acessos, afloramento rochoso (perfuração e corte), descalçamento, geração e disposição deestéreis, além da utilização de fontes de energia, efluentes e resíduos diversos.

Assim, essa atividade objetivou a classificação dos aspectos/impactos ambientais, bem como um rascunho da política ambiental desta empresa com seus objetivos ambientais, baseado nas informações da empresa GRANITO LTDA.

METODOLOGIA

Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa na Internet e nasorientações dadas em sala de aula, visando o conhecimento de todas as etapas do setor produtivo e a identificação dos resíduos gerados e do seu gerenciamento. Também, foram retirados orientações de estudos já realizados em empresas que trabalham com a industrialização do granito, para obter informações mais detalhadas a respeito da gestão ambiental.

Com esses dados foram identificados osaspectos e impactos ambientais do processo produtivo. Os impactos foram avaliados segundo a metodologia aprendida, caracterizando-os quanto a sua natureza e relevância. A natureza do impacto foi classificada em positiva ou negativa em relação ao meio ambiente. A relevância avaliou a abrangência, a gravidade e a frequência do impacto.

A abrangência analisou a extensão do dano, sendo classificada empontual; local ou regional. Ao avaliar a gravidade do impacto, analisou a capacidade do meio ambiente em suportar ou reverter seus efeitos, classificando-a em baixa; média ou alta. E a frequência, que caracterizou a quantidade de vezes que o impacto ocorre, foi classificada em baixa; média ou alta. Ao final, obteve-se a significância, que é dada pela soma da abrangência, gravidade e frequência detais impactos, podendo assim classificá-los em: desprezível; moderado; e crítico.

Após a avaliação dos aspectos e impactos ambientais foi possível à identificação dos impactos mais significativos gerados na cooperativa e com isso, definiram-se propostas visando à mitigação dos impactos, permitindo realizar um rascunho da política ambiental desta empresa e pelo dos objetivos ambientais.IMPACTOS, POLITICA E OBJETIVOS AMBIENTAIS DA EMPRESA GRANITO LTDA

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL - AAI

A avaliação ambiental inicial fornece a base para o SGA, uma vez que informações sobre emissões, lixo, problemas ambientais potenciais, ocorrência anteriores de acidentes, questões de saúde, sistemas de gestão serão obtidas e analisadas (se existir), leis e regulamentações aplicáveis.
Porconseguinte, o primeiro passo é avaliar o atual estado ambiental da empresa. Consiste em uma análise inicial de 4 áreas chaves detalhadas das questões de desempenho, aspectos e impactos ambientais e das atividades controladas da empresa.
Identificação e avaliação das questões potenciais de interesses ambientais originadas das operações
Substancias e resíduos gerados que podem prejudicar a saúde humanae/ou meio ambiente:
- corte de granito e destinação dos restos;
- pó de polimento e corte;
- resíduos oleosos (manutenção)
- água de serragem do granito;
- ruído;
- poeira;
- armazenamento e transporte interno do granito bruto, entrega das peças.
Gestão, práticas operacionais e procedimentos existentes.
Responsável pelo despejo de resíduos perigosos e como esses resíduos são dispostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politícas ambientais e seus impactos:
  • O Processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus Objetivos
  • Impactos ambientais, programas, projetos e políticas públicas
  • meio ambiente: impactos antropicos e politicas ambientais
  • Impactos ambientais
  • Impacto ambiental
  • Impactos ambientais
  • OBJETIVOS DA PROTEÇÃO AMBIENTAL DO AMBIENTE URBANO E OS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!