getao ambiental

Páginas: 27 (6702 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
NBR ISO 14004 : 1996

NBR ISO 14004 - SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL – opçoes GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS E TÉCNICAS DE APOIO
Introdução
O texto reproduz partes do conteúdo da norma ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (todos os direitos reservados), NBR ISO 14004 emitida em outubro de 1996 e que incorpora a errata N.º 1, de novembro de 1996 com objetivo apenas de treinamento edivulgação interna. Para um entendimento sobre o assunto é necessário a leitura completa do documento original da NBR ISO 14001 na sua última revisão emitida pela ABNT.
Resumo da NBR ISO 14004 - Sistemas de gestão ambiental – opcoes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio

Introdução
À medida que aumentam as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente ecom a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos vêm crescentemente voltando suas atenções para os impactos ambientais potenciais de suas atividades, produtos ou serviços. O desempenho ambiental de uma organização vem tendo importância cada vez maior para as partes interessadas internas e externas. Atingir um desempenho ambiental adequado requer o comprometimento da organização comuma abordagem sistemática e com a melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental (SGA).
O objetivo geral desta Norma é fornecer assistência a organizações na implementação ou o aprimoramento de um SGA. Ela é coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável e compatível com estruturas culturais, sociais e organizacionais diversas.
Recomenda-se notar que somente a NBR ISSO 14001 contémrequisitos que podem ser objetivamente auditados para fins de certificação/registro de autodeclaração. Alternativamente, esta Norma fornece exemplos, descrições e opções que auxiliam tanto a implementar um SGA, quanto a fortalecer sua relação com a gestão global da organização.
Um SGA provê ordenamente e consitência para que as organizações abordem suas preocupaçòes ambientais através da alocaçãode recursos, definição de responsabilidades e avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos.
Esta Norma descreve os elementos de um SGA e apresenta orientação prática para sua implementação ou seu aprimoramento. Além disso, oriente as organizações como efetivamente iniciar, aprimorara e manter um sistema de gestão ambiental. Tal sistema é essencial para capacitar uma organização eantecipar e atender a seus objetivos ambientais e assegurar o contínuo cumprimento das exigências nacionais e/ou internacionais.
A gestão ambiental é parte integrante do sistema gestão global de uma organização. A concepção de um SGA é um processo dinâmico e interativo. A estrutura, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para a implementação de políticas, objetivos e metasambientais podem ser coordenadas com os esforços existentes em outras áreas (por exemplo: operações, finanças, qualidade, saúde ocupacional e segurança no trabalho).
Os princípios essenciais para orientar os responsáveis pela implementação ou aprimoramento de um sistema de gestão ambiental incluem, mas não se limita a
Reconhecer que a gestão ambiental se encontra entre as mais altas prioridadesdaorganização.
Estabelecer e manter comunicação com as partes interessadas internas e externas.
Determinar os requisitos legais aplicáveis e os aspectos ambientais associados às atividades, produtos ou serviços da organização.
Desenvolver o comprometimento da administração e dos empregados no sentido da proteção ao meio ambiente, com uma clara definição de responsabilidades e responsáveis.
Estimular oplanejamento ambiental ao longo do ciclo de vida do produto ou do processo.
Estabelecer um processo que permita atingir os níveis de desempenho visados.
Prover recursos apropriados e suficientes, incluindo treinamento para atingir os níveis de desempenho visados, de forma contínua.
Avaliar o desempenho ambiental com relação à política, objetivos e metas ambientais da organização, buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • getão
  • Getão
  • getao
  • Getao
  • Getão
  • getao
  • getão
  • Getão de conhecimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!