Impactos ambientais causados por gases

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
Impactos Ambientais causados pelos gases.


A partir da Revolução Industrial, no século XlX, as industrias não param de crescer e, consequentemente, de produzir. Com isso o índice de emissão de gases como o gás carbônico (CO2) vem aumentando de forma assustadora.
O CO2 é o principal gás do efeito estufa, efeito necessário para que haja vida na terra, pois sem esteefeito a temperatura na terra seria de -15ºC, porém o aumento crescente deste gás na atmosfera tem causado efeitos indesejáveis como degelo, aumento do nível dos oceanos, inundações, ameaça a fauna e flora por dificuldade em se adaptar a novas temperaturas, como por exemplos os corais.
Observando e analisando estas situações acredito que a melhor forma seja educar para que as gerações futurasapresentem um consumo sustentável. Pensando numa sociedade sustentável onde os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais, possam coexistir fundamentando-se na construção de uma sociedade sustentável.
Esta sociedade sustentável tem como objetivo principal a conservação da vida no planeta, logo nestes moldes teremos uma mitigação no lançamento de CO2, com a diminuição doefeito estufa, outro fator a se considerar e o sequestro de CO2, capturando-o e transformando em moléculas reaproveitadas pela indústria, fazendo com que o CO2 deixe de ser um poluente tornando-se um material reutilizado na produção onde, com isso, é gerada a otimização de recurso que é utilizar produtos de reciclagem para geração de matéria prima diminuindo, assim, a utilização de recursosnaturais como por exemplo a utilização de aparas junto a celulose no processo da fabricação de papel. A construção civil contribui na emissão de CO2, quer seja no desmatamento ou na produção de cimento. Uma tonelada de cimento produz aproximadamente 0,5 toneladas de gás carbônico (CO2), levando-se em consideração somente a etapa de obtenção do óxido de cálcio (CaO), conformecalculo abaixo; como na produção do cimento somente 62% da sua composição é CaO, temos para uma tonelada de cimento 0,62 toneladas de CaO. A reação balanceada na obtenção do CaO é:


CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)


Então: 1 mol da CaO esta para 1 mol de CO2; logo 0,62 toneladas de CaO esta para 0,5 toneladas de CO2, levando-se em consideração que as massas molar do CaO é de 56g/mol e doCO2 é de 44g/mol.
Além do CO2 temos outros gases que causam o efeito estufa que são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), os clorofluorcarbonetos (CFCs), os hidroclorofluorcabonetos (HCFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
O SF6 é um gás utilizado como isolante em instalações elétricas como geradores de alta tensão, disjuntores de alta capacidade em subestaçõesblindadas, transformadores e cabos subterrâneos de alta tensão.
Atualmente sua quantidade existente na atmosfera é pequena comparada ao CO2. No Brasil a liberação de SF6 é da ordem de 2 duas toneladas por ano. Seu tempo de vida médio na atmosfera esta na faixa dos 880 anos a 3.200 anos, e como seu consumo tem crescido a uma taxa de cerca de 7% ao ano, seu impacto ambiental para o efeito estufafuturo pode ser bastante significativo. Este gás absorve no infravermelho ao redor de 12,5µm.
Já o CO2 que é um produto de emissão de combustíveis fósseis, tem uma liberação na atmosfera de cerca de 2.650 bilhões de toneladas por ano. Seu tempo de resistência na atmosfera é de cerca de 100 anos.
Ao interagir com radiação infravermelho o CO2 absorve-a significativamente em duas estreitas faixas decomprimento de onda inferiores a 5µm e em uma ampla faixa acima de cerca de 13µm. Portanto como a água e o CO2 não absorvem entre 7µm e 13µm ocorrem na atmosfera uma verdadeira “janela” espectral, pela qual a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre escapa,perdendo-se no espaço.
Por essas razões é comum darmos ênfase a problemática do CO2, que já esta causando danos terríveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos ambientais causado pelos gases
  • OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA URBANIZAÇÃO
  • Impactos ambientais causados pela mineração
  • Impactos Ambientais Causados Pela Minera O
  • Impactos ambientais causados pela agricultura
  • Impactos ambientais causados pelo Amianto
  • Impactos ambientais causados pelo petroleo
  • IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!