impactomineração

449 palavras 2 páginas
Em praticamente, todos os municípios brasileiros, existe mineração:
Areia, Brita, Argila, Saibro, Cascalho,
Água Mineral;
Talco, Caulim, Barita,
Fertilizantes e Calcário (mesmo que seja para uso na agricultura como corretivos de solo);
Ouro, Cobre, Ferro;
Diamante e outras gemas.
Minerais Energéticos;
Rochas Ornamentais

3. PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA MINERAÇÃO
No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, e subsidência do terreno.
Em geral, a mineração provoca um conjunto de efeitos não desejados que podem ser denominados de externalidades. Algumas dessas externalidades são: alterações ambientais, conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos, geração de áreas degradadas e transtornos ao tráfego urbano. Estas externalidades geram conflitos com a comunidade, que normalmente têm origem quando da implantação do empreendimento, pois o empreendedor não se informa sobre as expectativas, anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades da empresa de mineração. (BITAR, 1997).
O Quadro 2 apresenta uma síntese dos principais impactos ambientais na produção brasileira das seguintes substâncias minerais: ferro, ouro, chumbo, zinco e prata, carvão, agregados para construção civil, gipsita e cassiterita. 3. IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO
Assim como toda exploração de recurso natural, a atividade de mineração provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos.
Segundo CPRM (2002), os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em cinco categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, subsidência do terreno, incêndios causados pelo carvão e rejeitos radioativos.
A seguir, serão relatadas algumas atividades de exploração mineral onde são abordados os

Relacionados