imfluencia da midia nas formas de dançar

1146 palavras 5 páginas
A influência da mídia e estratégias para combater os modos de consumo

“A cultura é o que um povo, uma comunidade tem de mais precioso e sagrado. É a maneira de comer, beber, cantar, dançar, criar filhos, se visitar. No momento em que ela é descaracterizada, esse povo facilmente pode ser dominado. E a cultura, muitas vezes, leva à dominação política e econômica”. (Guareschi, 2003)

Todos nós, diariamente estamos expostos à influência da mídia. Quantas vezes no dia-a-dia você já não se flagrou reproduzindo cenas, músicas, danças, estilos de roupas, cabelos e comportamentos veiculados pela mídia? A TV e a rádio, livros, revistas, jornais, internet são exemplos de meios que a mídia se utiliza para promover produtos e convencer você a consumir. Cores, formas, sons, imagens e rapidez são os recursos mais utilizados para nos seduzir. É importante você saber que grande parte da mídia está a serviço de pequenos grupos dominadores de capital estrangeiro que ditam as regras do sistema capitalista, com visão racional e tendo o homem como o centro das atenções. A maior preocupação é a obtenção do lucro, e as culturas que representam a essência do povo deixam de ser respeitadas e preservadas.
As estratégias utilizadas pela mídia são bastante diversificadas e estar atento a elas pode significar um grande passo para que não venham a atingir nossos valores. Para isso é preciso desenvolver um olhar crítico e reflexivo antes de consumir, observando o que está além das aparências. Uma das grandes estratégias da mídia é estimular nossos sentidos com apelos visuais e sonoros seduzindo-nos com facilidades, promessas de felicidade, bem-estar e prazer. O que se esconde nesse jogo de sedução são os interesses de grupos minoritários. Para entender o que está por trás desse jogo, vamos voltar um pouco ao passado para compreender como a mídia surgiu no Brasil dentro do contexto histórico, político e econômico. Segundo o livro Mídia, Educação e Cidadania lançado por Pedrinho

Relacionados