imapactos sociais

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Impactos sociais, e ambientais decorrentes da extração de matérias primas e da produção, de ferro cobre e outros metais.
Os minérios são indispensáveis para manutenção da atividade industrial,tendo em vista que produtos como automóveis, maquinas, tratores, cimento, entre outros, são fabricados a partir de matérias primas vindas dessa extração.
A exploração mineral se tornou mas evidente apartir da primeira revolução industrial (final do século XVIII, inicio do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de mineiros para abastecer a crescente industria. Comcrescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso.
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando adeterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro,prata,minérios de ferro,estanho, bauxita, e muitos outros).
Minérios, como carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar osminérios existe ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial.
No Brasil, a extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por umaatividade denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita e etc.
A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grandevolume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas bacias hidrográficas do amazonas e do Paraguai.
O garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo asmargens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imapactos causados pela engenharia civil
  • Relatório de Imapacto Ambiental
  • Imapactos ambientais causados pela tinta na construção civil
  • Sociais
  • Social
  • sociais
  • social
  • Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!