Fruticultura irrigada do RN

Páginas: 9 (2179 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
Influência econômica trazida pela pratica da fruticultura irrigada do estado no Rio Grande do Norte
João Carlos da Silva Araújo; João Paulo da Silva Lima.
Resumo
A fruticultura no Rio Grande do Norte vem ganhando seu espaço cada dia mais. São grandes os investimentos nesse ramo, pois é um movimento que gera emprego e é de grande influência econômica para o estado e para o Brasil. Um pontopositivo, em vista a economia, é a localização geográfica do estado, pois ele fica situado no continente sul-americano, numa posição central entre Europa, África e, através do Canal do Panamá, também da Ásia. Um fator que facilita a expansão desse movimento é o baixo custo no controle de pragas e doenças, que faz com que se tenham menos desperdícios de produtos e consequente, mais lucro. Com basenisso, foi elaborado um trabalho de pesquisa, cujo principal objetivo é mostrar a relação entre, o movimento de produção e exportação de frutas tropicais e a economia do estado do Rio Grande do Norte, visando principalmente os benefícios econômicos trazidos pela fruticultura irrigada.
Palavras – chaves: Fruticultura. Rio Grande do Norte. Economia.


Abstract
Fruit production in Rio Grande doNorte, gaining their space more each day . Are large investments in this business because it is a movement that generates employment and is of great economic influence to the state and to Brazil . A positive point, given the economy, is the geographical location of the state, as it is situated on the South American continent, in a central position between Europe, Africa and, through the Panama Canalfrom Asia . One factor that facilitates the expansion of this movement is the low cost to control pests and diseases , which causes them to have less waste products and consequently , more profit . Based on this, a research paper was prepared , whose main goal is to show the relationship between the movement of production and export of tropical fruits and the state of Rio Grande do Norte , mainlytargeting the economic benefits brought by irrigated horticulture economy.
Key - words: Tropical Fruits. Rio Grande do Norte. Economy.

Sumário

1 Introdução............................................................................................ 3

2 Exportação de frutas tropicais........................................................... 4

2.1 Omelão................................................................................................ 5

3 O polo Assú/Mossoró.......................................................................... 6

3.1 Barragem Armando Ribeiro............................................................. 8

4 Conclusão........................................................................................... 9

5Referencias......................................................................................... 10
1 Introdução

A fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com intuito de comercializar o mesmo. A fruticultura é de grande importância para os homens, tanto nos aspectos econômicos e sociais, como por representar uma importante fonte de nutrientes.
Essemovimento é de grande importância para a economia brasileira. Segundo dados do IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas), o mercado brasileiro movimenta aproximadamente US$ 1,5 bilhão por ano. O Brasil é o segundo maior produtor de frutas do mundo com 42,6 milhões de toneladas produzidas em 2,2 milhões de hectares distribuídos nas regiões Sudeste, Nordeste e Rio Grande do Sul; tendo como um dosprincipais estados produtores o Rio Grande do Norte – o segundo maior produtor de frutas tropicais do Brasil.
A fruticultura irrigada, do Rio Grande Norte, vem trazendo grandes benefícios para o estado, tanto na questão econômica, como, na geração de empregos. O estado é um mercado promissor na exportação de frutas irrigadas. Atualmente, a produção de frutas frescas para o mercado externo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fruticultura no rn
  • Fruticultura irrigada e seus impactos ambientais
  • O desenvolvimento da região nordeste a partir da fruticultura irrigada
  • O papel das barreiras não tarifárias ambientais na fruticultura irrigada do vale do são francisco
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!