Imagem

Páginas: 24 (5825 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013
Universidade Nova Iguaçu(Unig)
Samuel Santana Flores




Imagenologia I




Itaperuna
2013


Samuel Santana Flores



Adaptação de Imagenologia I



Trabalho apresentado à disciplina Imagem I, ministrado pelo professor Marcos Bedim para obtenção parcial de notano curso de graduação em Medicina, da Universidade Nova Iguaçu – UNIG. Itaperuna/Rj2013.






Itaperuna
2013



Raio-X

Descrição

O Raio-X foi inventado no dia 8 de novembro de 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. A pesquisa era feita em um tubo de raios catódicos (um tubo de vidro dentro do qual um condutor metálico aquecido emite elétrons).
A primeiraradiografia ocorreu no dia 22 de dezembro de 1895. A esposa do físico permaneceu com sua mão exposta à radiação durante 15 minutos. Roentgen decidiu chamar de Raio-X porque era uma incógnita para ele.
Nada facilitou tanto a medicina como essa descoberta, pois foi através do Raio-X que surgiram a ultra-som, a ressonância magnética e a medicina nuclear. Possibilitou ainda um grande impulso na diagnose,porque tem o poder de penetrar em materiais.

O que é o Raio-X ?

O Raio-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infravermelhos, e os raios ultra-violetas. As ondas eletromagnéticas têm como características: a sua freqüência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor ocomprimento de onda. A energia de uma onda é diretamente proporcional à sua frequência. Como o Raio-X é uma onda de alta energia, o seu comprimento de onda é muito curto da ordem de 10-12 m (um picômetro) e sua freqüência é da ordem de 1016 Hz. O comprimento de onda do raio-X está próximo do raio-G, que é radioativo. Com este comprimento de onda muito curto, estes raios tem a capacidade de penetrar namatéria, o que possibilita sua utilização no estudo dos tecidos do corpo humano.

Como é obtida a imagem de raio-X?

A imagem de radiografia convencional depende dos fótons resultantes da interação com o objeto que dependem por sua vez da espessura do objeto e da capacidade deste de absorver raios-X. A detecção dos raios-X é feita através de um filme semelhante ao filme fotográfico. Este filmeé composto de sais de prata (AgBr, AgI). Quando sensibilizado por um fóton de raio-X ou pela luz visível, o cátion de prata (íon positivo) acaba sendo neutralizado e vira metal (Ag0), e escurece. Por outro lado, o sal de prata que não foi sensibilizado pelo raio-X ou pela luz fica transparente. Os filmes normalmente são compostos de camadas de plástico (poliéster) protegidas da luz. O uso decamadas de prata recobrindo as duas superfícies do plástico aumenta a sensibilidade do filme aos raios-x.
Resumindo a obtenção de imagens radiográficas: o feixe de raios-X piramidal vai atravessar o objeto que no nosso caso é o paciente. De acordo com as densidades das diversas estruturas que foram atravessadas pelo raio-X, haverá maior ou menor absorção destes raios. A resultante após a interaçãodos raios-X com o paciente é que irá sensibilizar o filme radiográfico, que dará a imagem final. É importante saber que as diferenças de densidade determinam as características radiológicas dos diferentes materiais e estruturas. Assim materiais densos como os metais absorvem muito os raios-X, pois tem um número atômico muito alto. Por outro lado, o ar, com densidade atômica e número atômico baixosnão absorve os raios-x. Assim, temos em ordem crescente 5 densidades radiológicas básicas: ar, gordura, água, cálcio e metal.

Quais os efeitos biológicos do raio-X?

No início da descoberta dos raios-X não eram conhecidos os seus efeitos biológicos e não eram tomados os cuidados de proteção radiológica. Muitos foram os casos de dermatite actínica e mesmo outras doenças como leucemia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imagem
  • A imagem
  • Imagens
  • O que é uma imagem?
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagens
  • imagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!