Imagens

Páginas: 8 (1928 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
MICROSCOPIA ÓPTICA

Princípios básicos
A microscopia óptica também denominada “microscopia de luz” é uma técnica de observação e análise micro estrutural de objetos sólidos, sendo suas dimensões físicas ampliadas dezenas até milhares de vezes, aproximadamente 10X a 1500X, utilizando como instrumento o microscópio óptico.
Microscópios são aparelhos nos quais lentes de vidro são associadas detal forma que se consiga reproduzir para o olho humano, uma imagem aumentada e detalhada de objetos, células, tecidos e órgãos, que à vista desarmada não seria possível de se observar mais detalhes (Taboga, 2001).
O microscópio óptico mais simples consiste de duas lentes, uma objetiva e outra ocular, montadas em uma estrutura, com um suporte para anteparo do material a ser observado, denominadaporta-amostra. A objetiva, a primeira lente e a que está mais próxima do objeto, capta a luz filtrada pelo condensador e projeta uma imagem real, invertida e aumentada da estrutura. A lente ocular, presta-se a aumentar a imagem projetada pela objetiva, para ser captada pelo olho do observador (Parreira, 2005).
A distância entre as lentes e a amostras, altera-se através de um sistema deengrenagem, permitindo a adaptação do foco pelo observador. Todo o sistema do equipamento, foi projetado no sentido de otimizar a qualidade da imagem obtida. (Figura 1).

Figura : Microscópio Óptico
Aplicações e Limitações
No microscópio óptico, a luz que chega aos nossos olhos para formar a imagem, atravessa primeiro o objeto em estudo, não podendo o mesmo ser opaco.
Para os materiais opacos á luzvisível (todos os metais e muitos materiais cerâmicos e poliméricos), apenas a superfície está sujeita a observação e o microscópio óptico deve ser usado no modo de reflexão. Os contrastes na imagem produzida resultam das diferenças na refletividade das várias regiões da microestrutura. As investigações desse tipo são denominadas, com frequência, metalográficas, uma vez que os mettais foram osprimeiros materiais a serem examinados usando-se essa técnica (Callister, 2013).
Em maior parte dos objetos é necessário prepara-los através de cuidados minuciosos da superfície para revelar os importantes detalhes da microestrutura. Primeiro a superfície da amostra deve ser lixada e polida para alcançar o acabamento desejável, em seguida é realizado um tratamento de desidratação denominado ataquequímico e inclusão em parafina que facilita o manuseio e permite que sejam cortadas fatias muito finas do material analisado.
Além dessa preparação do material em estudo, a microscopia óptica limita-se por possuir uma resolução baixa de aproximadamente 0,5m (aumento máximo de 2.000X), o poder de resolução de um microscópio óptico pode ser definido pela capacidade de distinguir doispontos adjacentes, ou seja, a menor distância entre dois pontos, de modo que eles possam ser individualizados e sua imagem é plana sem profundidade de foco.
Apesar de suas limitações é a ferramenta mais utilizada para a caracterização morfológica, sendo a primeira técnica a ser usada para examinar microestruturas devido à necessidade histórica do homem de observação da natureza e dos materiais.




5-ULTRASSONOGRAFIA
5.1-Princípios básicos

O teste ultrassônico de materiais é realizado com o uso de ondas mecânicas ou acústicas colocadas no meio em inspeção, ao contrário da técnica radiográfica, que usa ondas eletromagnéticas. Uma das características do ensaio por ultrassom é o seu método não destrutivo com o objetivo de detectar descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ouformas de materiais ferrosos ou não ferrosos.
Do mesmo modo como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica também reflete quando percorre um meio elástico; assim, a vibração ou onda ultrassônica refletirá ao incidir numa descontinuidade ou falha interna de um meio considerado. Através de aparelhos especiais, é possível detectar as reflexões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imagem
  • imagem
  • A imagem
  • Imagens
  • O que é uma imagem?
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!