imagem de horizonte
CACE – Centro de Atendimento Clinico e Educacional
Festa do Padroeiro
Festa em homenagem ao padroeiro de Horizonte, São João Batista. A tradição teve origem em 1927, com a construção da capela sob o padroado de João Batista e com a entonação da imagem do Santo. Nos dias de festa, são realizadas missas, procissões e novenas, além da tradicional quermesse, do leilão e dasapresentações culturais.
Festejos juninos
A Praça da Igreja Matriz chega a receber mais de 10 mil pessoas por noite durante dos festejos juninos. O forró e a apresentação de quadrilhas ganham lugar de destaque.
Semana do Município
A Semana do Município acontece sempre na semana do dia 6 de março, aniversário de emancipação política de Horizonte. Além dos diversos eventos sociais,esportivos, culturais e religiosos, um dos grandes destaques é a Feira de Cultura e Negócios, que mostra, através de exposições no Mercado Público da cidade, os produtos e serviços ofertados no município, com o melhor do comércio, das indústrias e do artesanato local. Outro momento importante é a solenidade de entrega da Comenda 6 de Março, um reconhecimento do município a personalidades que se destacaramno desenvolvimento de Horizonte nas áreas de Agricultura, Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte e Saúde.
Carnaval
Durante o carnaval, a Praça de Eventos torna-se um dos principais palcos de uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval. As quatro noites são animadas ao som de muito axé e forró. Pela manhã, os foliões são convidados a conhecer o Carnaval das Águas,que acontece no Açude das Queimadas, um dos principais pontos turísticos da cidade. À tarde, a concentração e o mela-mela acontecem na Avenida do Catu com bandas no trio elétrico. À noite, a festa acontece também nos distritos de Dourado, Aningas, Queimadas e no Catolé. Horizonte garante muita diversão e alegria nos diversos lugares da cidade.
Semana da Pátria
Na semana do 7 de setembro, omunicípio de Horizonte promove desfiles cívicos em homenagem ao dia da Independência do Brasil. As marchas, que acontecem nos distritos e na sede da cidade, são realizadas pelas escolas municipais e aborda temáticas sociais. Na ocasião, são apresentados os programas e projetos da Administração através do projeto Beija-Flor.
Réveillon
O município de Horizonte é marcado por diversos eventos,carnaval, festa do padroeiro, aniversário do município, entre outros. A renovação da passagem de ano não poderia ficar de fora do calendário de festejos da cidade. O tradicional evento, que recebe as participações de bandas e do show pirotécnico, acontece no Mercado Público de Horizonte, onde a Prefeitura monta uma grande estrutura para comportar todo o público na virada do ano.História
Em meados do século XVII, o território que pertence hoje a Horizonte, era apenas um aldeamento com o nome de Monte-mor-o-Velho.
A localidade, que depois se tornou vila e, posteriormente, o município denominado Guarani, foi extinta em 1920, vindo a representar um distrito de Aquiraz. Em 1938, Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seuterritório dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho d’Água do Venâcio. O último viria a se tornar Horizonte, tendo recebido essa denominação pelo fato da região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d’água na fazenda do Venâncio a mais conhecida.
A mudança do nome para Horizonte, sugerido pela professora Raimunda Duarte Teixeira, ocorreu através do Decreto-Lei nº1114, de 30 de dezembro de 1943, mas até tornar-se um município livre, Horizonte teve de percorrer uma grande trajetória. O 1º movimento de emancipação ocorreu em 1963, liderado por Horácio Domingos de Sousa e Manoel Feliciano de Sousa. O Governador Virgílio Távora assinou a Lei Estadual nº 6793, emancipando Horizonte. No entanto, em 1964, um ano depois, a lei foi derrubada após o início da...
Por favor, assinar para o acesso.