ilghkhfghd

4746 palavras 19 páginas
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente tarefa. Cada empresa procura desenvolver seus negócios e operações de um modo coerente e consistente por meio de padrões distintos e personalizados de estratégia. Com a aceleração das mudanças no ambiente de tarefa da empresa, ocorre uma crescente pressão cuja exigência é a capacidade de mudar e, além disso, antecipar as mudanças para aproveitar prontamente as novas oportunidades que surgem com a ação rápida e imediata, bem como a capacidade de reagir e responder com flexibilidade para evitar ou neutralizar as ameaças e pressões ambientais.
A estratégia empresarial é o primeiro e o principal passo para a empresa atingir essa capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável, cujos atores e protagonistas se caracterizam por estratégias igualmente inovadoras e imprevisíveis.
Estratégia é movimento integrado, é capacidade de manobra, é mudança, é ação, reação e proação – tudo isso junto e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.
1. Noções de Estratégia
A noção de estratégia surgiu da atividade militar, o antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo.
Em termos empresariais, estratégia é “a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo”. A tática é um esquema específico de emprego de alguns recursos a partir de uma estratégia geral. No plano gerencial, o orçamento anual ou o plano anual de investimentos é um plano tático dentro de uma estratégia global de longo prazo.
O planejamento para cinco anos na empresa requer uma estratégia, à qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período. Assim, a estratégia é um conjunto de

Relacionados