ijiogugu

636 palavras 3 páginas
GESTÃO DE PESSOAS: ADM01144-C 2014/02
Samantha Aquino e Thomaz Borela

A partir do artigo “DNA Danone”, publicado na revista ESPM em 2008, pudemos observer um case de como a gestão estratégica de pessoas é de extrema importancia dentro da empresa e como seu alinhamento com o restante da orgização resulta em crescimento. A empresa Danone estabeleceu como missão, em 2005, dobrar o seu tamanho. Considerando a situação da empresa na época, ela acabava por ser bastante ambiciosa. A danone vinha apresentando resultados negativos e não possuia margem para investir em novas areas .
Dentro desse contexto estabelecer uma gestão de RH estratégica era vital para a sobrevivênvia da empresa dentro do país. Percebeu-se que era necessário contratar pessoas capazes de trabalhar alinhadas com os propósitos da empresa, e se estabeleceu assim o DNA Danone, que continha quarto genes que todos os seus funcionários deveriam ter. Os genes são: Liderança, Inovação, Ambição e Excelência . É possível observer dentro dessa ação, um posicionamento do setor de gestão de pessoas, um aprimoramento da captação de talentos. A preocupação com o desenvolvimento da empresa acarretou na necessidade de contratações eficientes, para a formação de um grupo de trabalho mais “unificado”, capaz de atingir os resultados esperados.
Além disso, as metas dos funcionários foram estipuladas de acordo com cada gene do DNA danone, fazendo com que este modelo se torne rotineiro e se internalize dentro do ambiente de trabalho. A gestão estratégica baseada em metas, é capaz de modificar comportamentos e adaptar situações de trabalho, visto que, quando a meta é focada em algum ponto dentro da organização necessita de reparos, como por exemplo assiduidade, os funcionários se obrigam a modificar seus hábitos vizando o retorno referente ao cumprimento da meta. No caso da Danone, ao se estipular metas relacionadas ao DNA buscado pela empresa, gerou uma inciativa dos trabalhadores, cada um em seu nicho, de ações que

Relacionados