III CBAS Isabella E Eliane

603 palavras 3 páginas
O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em 1979, é caracterizado por ser um fórum de reflexão, debate e deliberação da categoria profissional, que ocorre a cada três anos, reunindo profissionais e estudantes. Recebeu o nome de Congresso da Virada por ter se transformado no ápice, de acontecimentos que faziam rever toda a trajetória anterior do Serviço Social no Brasil.
Inspirados pelo Movimento de Reconceituação do Serviço Social latinoamericano e na aproximação com o marxismo como método de interpretação da realidade, os assistentes sociais presentes ao evento vinham de um histórico de organização coletiva e de proximidade com as lutas pela democratização da sociedade brasileira. O país enfrentava, com crescentes manifestações populares, a ditadura que vigia desde o ano de 1964. Durante o III CBAS articulou-se a substituição da mesa oficial de encerramento do evento, que seria composta por autoridades governamentais e conservadoras, compondo-a com representações dos movimentos sociais e sindicais. Esta nesta nova composição expressou os novos compromissos assumidos posteriormente pela categoria. O Congresso da Virada não se esgotou em si. Suas repercussões duraram vários anos, levando à produção democrática, com ampla participação da categoria, de novos textos para a lei de regulamentação profissional, o código de ética do assistente social e as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Serviço Social.
Em pleno século XXI, a conjuntura mundial, nacional e profissional certamente não é a mesma de 30 anos atrás. Novos desafios estão postos à profissão. Dentre eles, os ataques às políticas sociais públicas e de caráter universalizante; as condições de trabalho cada vez mais precárias, nos diferentes âmbitos do exercício profissional. O caminho para reagir a estas e outras questões é resgatar o clima predominante na década de 70 em todo o país: não há solução para esta conjuntura que não passe pela organização coletiva.

Slides:
O que foi o

Relacionados

  • DIario oficial
    81453 palavras | 326 páginas
  • Jure e Demais
    100497 palavras | 402 páginas