II Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego sheila NETO RRRRR

905 palavras 4 páginas
II Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

Professora: Rita Andrade
Disciplina: TIAT- Turismo- Informação e Animação Turística
Módulo:10- Legislação Turística
Curso:Técnico de Turismo
Triénio: 2012/2015
Realizado por: Sheila Neto

Introdução

II Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

No dia 7 e 8 os alunos da ETAP do curso Técnico do Turismo participaram no II Congresso da Rede de Castelo e Muralhas de Mondego realizado no Teatro-Cine, gostei imenso de ter participado neste Congresso visto que os painéis apresentados pelos oradores foram muito relevante isto porque o mesmo está ligado ao turismo.

História

A criação da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego respeitou uma antiga aliança
No ano de 1064, D. Fernando Magno conquista Coimbra, um episódio capital no longo processo de reconquista Cristã. Doravante, Coimbra e a bacia do Mondego, assumem a defesa da fronteira entre dois mundos, o Cristão e o Muçulmano.
Ao comando desta nova fronteira está o Moçárabe Sesnando Davides. Criado na corte de Abbad II al-Mutadid, Sesnando coloca-se ao serviço de D. Fernando e é nomeado primeiro Governador de Coimbra, assumindo a guarda avançada do condado e recorrendo, para tal, a um conjunto de estruturas defensivas sob sua administração.
Os Castelos de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Soure e a atalaia de Buarcos, formaram, entre outros, a Linha Defensiva do Mondego. A esta fronteira associaram-se anos mais tarde outras estruturas como o Castelo de Pombal ou de Germanelo, que vêm consolidar esta fronteira, palco de conflitos armados, de instabilidades e perigos, mas também de convivências, permeabilidades e amores.

Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (RCMM)

Missão:
Este projeto de cooperação visa potenciar a Competitividade Territorial;

Inovação pela valorização do conjunto patrimonial dos castelos medievais da linha

Relacionados