IHC COMPLETO

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ENGENHARIA SEMIÓTICA


Com a popularização da Internet, houve também um crescimento do uso de ambientes que promovem interação entre pessoas, sejam eles para fins sociais (facebook e linkedin), de ensino (Unip interativa, cursos online) ou de trabalho (home Office). Nestes ambientes, o usuário deve interagir não apenas com o sistema, mas com outros usuários através do sistema. Assim, osprojetos destes sistemas e de suas interfaces lidam com novas questões relativas à comunicação, coordenação e colaboração, por isso que o IHC (Interface human-computer) se tornou tão importante nos últimos anos.

A Engenharia Semiótica surgiu na década de 1990, no centro de pesquisa do SemioticEngineeringofHuman-Computer Interaction. Publicada internacionalmente a primeira versão em 2005, teve osmétodos de investigação para fenômeno de metacomunicação de IHC divulgado em 2009. A engenharia semiótica tem como base teórica a semiótica, disciplina que estuda signos e linguagens de produção de significado e sentido.

Atualmente, com o intuito de tornar as interfaces amigáveis e naturais, e assim, mais fáceis de serem usadas e menos hostis, são utilizados elementos gráficos para representardados, comandos e funções do sistema, como a imagem de um envelope para representar a função e-mail ou a imagem de uma impressora para representar o comando imprimir.

A utilização de imagens ou ilustrações, para vincular o conhecimento que o usuário possui da imagem a um comando ou função do sistema é, de forma simplista, a ideia por traz de um signo. Para Peirce, signo é “uma coisa (como a imagemde uma impressora) que serve para veicular conhecimentos de uma outra coisa, que representa (como a função imprimir)”.Em interfaces, um signo é uma mensagem codificada pelo designer para se comunicar com usuário. Existem três tipos de signos: estáticos, dinâmicos e metalinguísticos.

Estático: Os signos que aparecem nas telas de interface, estaticamente, são denominados signos estáticos.Aparecem em instantâneos congelados da tela e são interpretados independentemente de relações causais e temporais da interface,como rótulos, imagens, itens de menu, campos e botões de formulários, conteúdo, disposição dos elementos na tela e características dos elementos como tamanho, cor e fonte

Dinâmico: Os signos que aparecem ao interagirmos com o artefato, dinamicamente, são denominados signosdinâmicos. Aparecem em momentos subsequentes do tempo, só aparecem se observamos uma “janela de tempo”, por exemplo, como novo e-mail ou queda da conexão com a internet - ou do passar do tempo; sendo signos dinâmicos as transições de tela, a associação causal entre a escolha de um item no menu e a exibição do diálogo, a ativação e desativação de um botão e o surgimento de dicas de acordo com ocomportamento do usuário



Metalinguísticos: Os signos principalmente verbais que expressamente se referem a outros signos estáticos e dinâmicos (ou até mesmo metalinguísticos) que o usuário encontra no artefato são denominados signos metalinguísticos. São signos da linguagem de interface que remetem a outros signos da linguagem de interface.

Na visão da Engenharia Semiótica, a interface de umsistema interativo, é composta por diversas mensagens codificadas pelo designer para comunicar aos usuários os comandos e funcionalidades e como ele pode interagir com o sistema. Nesse sentido, os sistemas interativos são artefatos de metacomunicação, em outras palavras, um artefato de comunicação sobre comunicação, visto que o designer cria signos para se comunicar com os usuários por meio dasinterfaces, ou seja, a comunicação entre designer e usuário é mediada pela interface.

A Engenharia Semiótica é uma teoria explicativa focada na relação entre designers e sistemas, na sua visão um sistema interativo é uma mensagem do designer ao usuário ou, em uma visão mais ampla, uma solução, dentre várias, escolhida de acordo com a interpretação do projetista ou do designer para resolver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IHC
  • O que é ihc
  • Ihc
  • Questionário IHC
  • avaliacao de ihc
  • Hotel ihc
  • Exercicio ihc
  • IHC-Cap1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!