IEQ TRAB

851 palavras 4 páginas
Introdução a Engenharia Química

Operações unitárias: “Operação Unitária é toda a unidade do processo onde os materiais sofrem alterações no seu estado físico ou químico e que pode ser projectada com base em princípios físico/químicos comuns”. Estas são divididas em: mecânica dos fluídos, transmissão de calor, operação de agitação e mistura, operação de manuseio de sólidos e operações de separação.

Mecânica dos fluídos: estuda o comportamento físico dos fluídos e suas leis. Fundamental para transportar reagentes e produtos para diferentes pontos com equipamentos adequados. Neste trabalho vamos comparar tipos de compressores que são máquinas destinadas a aumentar a pressão de um fluído com a finalidade de fazê-lo fluir entre dois pontos quaisquer. A elevação da pressão pode chegar desde 1 atm até milhares de atmosferas.

1. Compressor Rotativo de Lóbulos “Roots”

Neste compressor, o ar é transportado de um lado para o outro sem alteração de volume. A compressão do ar efetua-se pelos cantos de duas células rotativas, cujo ar é forçado a passar para o outro lado do compressor, que eventualmente estará sendo enviado para uma câmara fechada a receber a pressão.
Através de um acionamento sincronizado das células, pode-se obter uma operação sem contato entre as células rotativas e a carcaça do compressor, não sendo necessária uma lubrificação no seu interior, apenas no rolamento do eixo rotativo das células.
Os dois lóbulos são montados em eixos paralelos, e giram em sentido oposto. O ar é puxado para os espaços entre os lóbulos e o invólucro, e levado do orifício de entrada para o de saída. Engrenagens reguladoras, localizadas em um dos extremos de cada eixo paralelo, mantém a relação adequada entre os lóbulos.

Fig.1- Compressor roots

Vantagens
- Este tipo de compressor é capaz de enviar enorme carga, (volume de ar), para ambientes de grande necessidade de vazão de ar, rendimento mecânico elevado. No entanto a principal vantagem destes compressores é a sua grande

Relacionados