Idéias de Karlx Marx

376 palavras 2 páginas
Ideias de liberdade para Karl Marx
Influenciado por Hegel, Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.
Para ele, não há liberdade sem o mundo material no qual os indivíduos manifestam na prática sua liberdade junto com outras pessoas, em que transformam suas circunstâncias objetivas de modo a criar o mundo objetivo de suas faculdades, sentidos e aptidões. Ou seja, a liberdade humana só pode ser encontrada de fato pelos indivíduos na produção prática das suas próprias condições materiais de existência.
Marx diz que as várias liberdades parciais que existem no capitalismo - por exemplo, a liberdade econômica (de comprar e vender mercadorias), a liberdade de expressão ou a liberdade política (decidir quem governa) - supõem que a separação dos homens com relação as suas condições de existência seja mantida, pois, caso essa separação seja atacada pelos homens em busca de sua liberdade material fundamental, todas essas liberdades parciais são suspensas (ditadura) para restabelecer o capitalismo. Mas se a luta dos indivíduos privados de suas condições de existência (proletários) tiver êxito e se eles conseguirem abolir a propriedade privada dessas condições seria instaurado o comunismo, que ele entende como a associação livre dos produtores.

Problemas para sua definição de liberdade
Ele acredita que a liberdade humana é uma pratica que está inteiramente ligada aos bens materiais, referentes ao capitalismo. Mais diferente de outros filósofos, que falam também de liberdade de pensamento, de ações dos indivíduos, em minha opinião, eu acho que sua ideia sobre liberdade, existe esse problema, que sua ideia está somente ligada aos bens materiais.

Minha opinião sobre liberdade
Liberdade é o ato de ser livre, de tomar suas próprias decisões, agir como se quer, respeitando as regras. Podemos

Relacionados

  • Karlx marx e o materialismo histórico: o impacto de suas idéias na sociedade contemporânea
    2118 palavras | 9 páginas
  • Resenha Manifesto Comunista
    1162 palavras | 5 páginas
  • teoria geral do estado
    4172 palavras | 17 páginas