Ideologia alemã

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 30 de março de 2012
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no orkut






A Ideologia Alemã

15/09/2008
ESCLARECIMENTO
O presente volume reúne escritos de Marx e Engels correspondentes aos anos de 1945 - 1846 e concentrados na crítica à filosofia neo-hegliana alemã, principalmente a Ludwig Feuerbach.

A Ideologia Alemã foi dividida em dois volumes : o primeiro voltado para elaboração das teses fundamentais do materialismo histórico e para a crítica dos princípios filosóficos de Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner, filósofos neo-hegerianos alemães e o segundo dedicado á crítica dos pontos de vista de alguns representantes do “verdadeiro” socialismo, corrente filosófica e política então existente na Alemanha.



TESES SOBRE FEUERBACH
O principal defeito detodo materialismo até aqui consiste em que o objeto, a realidade, a sensibilidade, só é aprendido sob a forma de objeto ou de intuição, mas não como atividade humana sensível.

A questão de saber se cabe ao pensamento humano uma verdade objetiva não é uma questão teórica, mas na prática. A disputa sobre a realidade ou não – realidade do pensamento isolado, isto é uma questão de escolástica.A doutrina materialista sob a alteração das circunstâncias são alteradas pelos homens e que o próprio educador deve ser educado. Ela deve separar a sociedade em duas partes – uma das quais é colocada acima da sociedade.

Feuerbach parte do fato d auto – alienação religioso da duplicação do mundo em religioso e terreno. Seu trabalho consiste em dissolver o mundo religioso em seu fundamentoterreno.

Feuerbach, não satisfeito com o pensamento abstrato, quer a instituição; mas não apreende a sensibilidade como atividade prática, humano – sensível.

Feuerbach diz que a essência humana não é uma abstração inerente ao indivíduo singular. Em sua realidade é o conjunto de relações sociais.

Toda vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que levam a teoria para omisticismo encontram sua solução racional na praxis humana e na compreensão dessa praxis.

O estremo a que chega o materialismo intuitivo, isto é, o materialismo que não apreende a sensibilidade como atividade prática, é a intuição dos indivíduos singulares e da sociedade civil.

O ponto de vista do velho materialismo é a sociedade civil; o ponto de vista do novo é a sociedade civil;

Osfilósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transforma–lo.




A OPOSIÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO MATERIALISTA E A IDEALISTA
Os industriais da filosofia, até então não haviam vivido da exploração do espírito absoluto, lançaram – se então a novas combinações. Cada um se dedicava a explorar, com zelo inaudito, o negócio da parte que lhe coubera por sorte. Mas issonão poderia se dar em a concorrência, tal concorrência foi produzida de maneira burguesa e sólida, posteriormente o mercado alemão encontrava – se abarrotado e, apesar dos esforços, a mercadoria não encontrava saída no mercado mundial.. Essa concorrência culminou numa luta encarniçada que hoje nos é apresentada e exaltada como revolução histórico – mundial e como a produtora de conquistas eresultados prodigiosos.



A IDEOLOGIA EM GERAL, ESPECIALMENTE A ALEMÃ.
A crítica alemã não abandonou o terreno da filosofia, todas as suas questões brotaram de um sistema filosófico determinado, o sistema hegeliano. Não apenas em suas respostas, mas já nas próprias questões, havia um mistificação. Nenhum desses novos críticos tentou de conjunto a do sistema hegeliano, dirigindo – se ao mesmotempo.

Toda a crítica filosófica alemã de Strauss a Stirner limita – se à crítica das representações religiosas. Partia – se da religião real e da verdadeira teologia. Mas o progresso consistia em subsumir também a esfera das representações religiosa ou teológicas as representações metafísicas, políticas, jurídicas, morais e outras, consideradas dominantes.

O Domínio da religião foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Ideologia alemã
  • ideologia alemã
  • Ideologia Alemã
  • A ideologia alemã
  • Ideologia alemã
  • Ideologia Alemã
  • Ideologia Alemã
  • ideologia alema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!