Identifique as caraterísticas fundamentais de cada período histórico da filosofia, tendo por base a compreensão de que os: antigo são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

577 palavras 3 páginas
UFPB VIRTUAL
POLO SÃO BENTO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
PROFESSOR: WELCIO PINHEIRO
ALUNO: ODAI MARTINS DA SILVA

TAREFA SEMANA 22 DE ABRIL A 28 DE ABRIL

1) Identifique as caraterísticas fundamentais de cada período histórico da filosofia, tendo por base a compreensão de que os: antigo são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

A filosofia antiga teve seu início no século VI a.C. e se estende até o século V d.C. sendo dividida em três períodos: pré-socrático ou cosmológico, socrático ou antropológico e o período helenístico ou greco-romano. O período pré-socrático tem como o principal objeto de estudo a natureza e seus fenômenos; o período socrático tem como foco o homem em todas as suas relações (moral, política e conhecimento); o período helenístico introduz ao pensamento filosófico a individualidade humana, deixa de compreender o homem coletivamente e passa a explicá-lo de maneira individual. De um modo geral o pensamento da filosofia antiga pode ser denominado fisiocêntrico pois tenta compreender o mundo a partir de um todo concebendo valor aos indivíduos como parte de um coletivo natural.

Na filosofia medieval que vai do século V ao século XV, apesar de haver uma continuidade da filosofia antiga, devido haver traços do pensamento filosófico Greco-romano, há um rompimento com a mesma, o homem e o seu meio deixa de ser o centro de tudo e passa a ser considerado dependente de um ser chamado Deus, o criador de tudo, o maestro da vida humana. Começa então a existir uma valorização da crença em Deus. A felicidade do homem e a sua satisfação depende da relação dele com Deus, sua valorização depende se estiver inserido no meio religioso. O pensamento filosófico medieval coloca o teocentrismo como forma de vida, colocando Deus como a razão principal da existência e a igreja como a regente organizacional da comunidade, aproximando a filosofia e a religião.

A

Relacionados

  • Filosofia e etica
    575 palavras | 3 páginas
  • Filosofia e ética
    454 palavras | 2 páginas