identidade surda

Páginas: 7 (1511 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013
Quadros, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem.Porto Alegre: Artmed, 1997, pág. 21-42

UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
“Fazendo uma espécie de digressão sobre a educação de surdos no Brasil, apresentam-se duas fases que podem ser claramente delineadas e uma terceira fase, a atual, que configura um processo de transição.” (p.21)
“A primeira fase constitui-sepela educação oralista (Couto, 1988), que apresenta resquícios de sua ideologia até os dias de hoje. Basicamente, a proposta oralista fundamenta-se na ‘recuperação’ da pessoa surda, chamada de ‘deficiente auditivo’ [...], contudo, é uma proposta educacional que contraria tais suposições: não permite que a língua de sinais seja usada nem na sala de aula nem no ambiente familiar, mesmo sendo esseformado por pessoas surdas usuárias da língua de sinais.” (p. 21-22)
“[...] O oralismo é considerado pelos estudiosos como uma imposição social de uma maioria linguística (os falantes das línguas orais) sobre uma minoria linguística sem expressão diante da comunidade ouvinte ( os surdos) ( Sánchez, 1992; Ferreira Brito, 1990; Skliar et al., 1995).” (p. 26)
“[...] Diante desse difícil contexto,surge uma proposta que permite o uso da língua de sinais com o objetivo de desenvolver a linguagem na criança surda. Mas a língua de sinais é usada como um recurso para o ensino da língua oral [...]. Esse sistema artificial passa a ser chamado de português sinalizado. O ensino não enfatiza mais o oral exclusivamente, mas o bimodal [...]. Tal proposta caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais eda fala.” (p.23)
“[...] O bimodalismo é um sistema artificial considerado inadequado (Duffy,1987; Ferreira Brito, 1990), tendo em vista que desconsidera a língua de sinais e sua riqueza estrutural e acaba por desestruturar também o português. Esse sistema vem demonstrando não ser eficiente para o ensino da língua portuguesa, pois tem-se verificado que as crianças surdas continuam com defasagemtanto na leitura e escrita, como no conhecimento dos conteúdos escolares.” (p.26)
“[...] Duffy coloca que, muitas vezes, os sistemas de sinais artificiais, como tentativas de ajustamento da língua oral-auditiva em uma modalidade espaço-visual, são usados para negar à criança surda a oportunidade de criar e experimentar uma língua natural [...]. Além disso, o sistema artificial não é adequado parao ensino da língua oral, pois não representa um sistema completo de linguagem, conforme acrescenta Duffy, com base em Strong (1986).” (p.24-25)
“[...] Ferreira Brito (1993) critica o uso do português sinalizado observando a impossibilidade de preservar as estruturas das duas línguas ao mesmo tempo. A autora salienta que expressões faciais e movimentos com a boca na LIBRAS são impossíveis deserem usados concomitantemente com a fala (por exemplo, um dos sinais para LADRÃO).” (p.25)
“[...] Considerando o trabalho de Westphal (1995) sobre a aquisição de segunda língua sob perspectiva gerativista, a simultaneidade é impraticável quando se intenciona preservar as duas estruturas linguísticas.” (p.25)
“[...] Ainda hoje estão sendo desenvolvidos o oralismo e o bimodalismo nas escolasbrasileiras; porém, há algo que está aflorando nas comunidades de surdos e isto tem afetado os educadores de surdos. As comunidades surdas estão despertando e percebendo que foram muito prejudicadas com as propostas de ensino desenvolvidas até então e estão percebendo a importância e valor da sua língua, isto é, a LIBRAS. Além desse despertar, os profissionais da área da surdez estão tendo acesso ainformações que são resultados de pesquisas e estudos sobre as línguas de sinais, possibilitando assim uma retomada dos conceitos estruturados de surdez e língua de sinais. Assim, a educação de surdos no Brasil está entrando em uma terceira fase, que caracteriza um período de transição. Os estudos estão apontando na direção de uma proposta educacional bilíngue.” (p.26)
“[...] O bilinguimo é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidades Surdas
  • Identidade surda
  • Identidades surdas
  • Identidade Surdas
  • Identidade Surda
  • O Significado De Cultura Surda Identidade Surda
  • Resenha do filme identidade surda
  • Resumo identidades surdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!