cultura surda e identidade surda

Páginas: 12 (2751 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Cultura Surda

Com o passar do tempo, nos grupos humanos, formou-se um conjunto de pessoas, resultante das experiências de seus membros. Ao conjunto das imposições de conviver de um grupo é chamado "Cultura". É um conjunto sobre determinado de valores, por meio dos quais um grupo de sujeitos, pratica um mesmo modo de refletir sobre si mesmo e sobre o universo, podendo, assim, viver junto,partilhando crenças e costumes comuns. É aprendida socialmente.
Ao longo dos séculos, os surdos foram formando uma cultura própria centrada principalmente em sua forma sinalizada de comunicação, com modelo cultural,
diferente dos ouvintes. Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupo diferente de outros grupos.
Em quase todas as cidades domundo existem associações de surdos onde eles se reúnem e convivem socialmente.
O surdo difere do ouvinte, não somente porque não ouve, mas porque desenvolve potencialidades próprias.
No Brasil os surdos desenvolveram a LIBRAS que teve influência da língua de sinais francesa, mas, elas não são universais. Exemplos: em Portugal existe a LGP, na Angola existe a LGA, também chamada de LínguaAngolana de Sinais (LAS). Outras pessoas por viverem isoladas ou em locais onde não possui uma comunidade surda, se comunicam por gestos mímicos e outras que por escolha dos pais ou opção pessoal, preferem utilizar uma língua oral.
As pesquisas sobre surdez e as línguas de sinais, realizadas no Brasil e em outros países, tem contribuído com a mudança da visão dos surdos, compartilhada pela sociedadeouvinte em geral.
Esses estudos têm classificado os surdos em duas categorias:
Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade adulta;
E aqueles que a surdez é um traço fisiológico, o que não quer dizer, que o surdo possui deficiência neurológica ou mental.
Em alguns casos, o seu domínio da língua oral pode se comparar aos ouvintes, por meio da leitura labial, uso deaparelhos, implantes auditivos e acompanhamento fonoaudiológico.
No caso de surdos que se comunicam usando apenas a língua de sinais, o fato de se integrarem a um grupo distinto da maioria linguística do seu país de origem, e não disporem do meio de recepção da língua oral, pela audição, justifica a necessidade dos intérpretes no seu cotidiano, mesmo que consiga fazer leitura labial.
No Brasil, existempelo menos duas situações em que a lei confere ao surdo o direito à intérprete de LIBRAS:
Nos depoimentos e julgamentos de surdos (área penal);
No processo de inclusão dos surdos nas classes de ensino regular (área educacional).
O movimento de reconhecimento da cultura, comunidade e identidade dos Surdos, além de afirmar a sua autenticidade, conseguiu mobilizar alguns responsáveis pelaeducação dos surdos para a reformulação da situação da educação do surdo. Essa nova proposta de trabalho recebeu o nome de Bilinguismo.
Por anos, muitos têm avaliado de forma depreciativa o conhecimento pessoal dos surdos. Alguns acham que os surdos não sabem praticamente nada, porque não ouvem nada. Há pais que superprotegem seus filhos surdos ou temem integrá-los no mundo dos ouvintes ou no mundo dossurdos. Outros acham a língua de sinais inferior, à língua falada. Portanto alguns surdos se sentem oprimidos e incompreendidos.
Por outro lado muitos surdos consideram-se “capacitados”, comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem autoestima e têm bom desempenho acadêmico, social e espiritual. Mas, os maus-tratos que muitos surdos sofrem levam alguns deles a suspeitar dos ouvintes. Contudo,quando os ouvintes interessam-se em entender a cultura surda e a língua de sinais, considerando-os como pessoas “capacitadas”, todos se beneficiam.

A Fita Azul
Tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul, que representa uma história, uma cultura, uma língua, um povo. Representa também a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da sua história.
Foi introduzida em Brisbane, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Significado De Cultura Surda Identidade Surda
  • cultura e identidade surda no Brasil
  • A Cultura e Identidade Surdas
  • Cultura e Identidade Surda
  • Cultura e Identidade Surda
  • Identidade e Cultura Surda
  • Cultura surda e identidade
  • Identidade e Cultura Surda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!