IDEIAS E CATEGORIAS DISCUTIDAS POR GASTON BACHELARD

418 palavras 2 páginas
rejeitou o conceito cartesiano oqé? as verdades científicas são partes imutaveis de uma "verdade total", que aos poucos são montadas como um quebra-cabeças.

"filosofia de dizer não" (Philosophie du non).
Esse processo de negação não implica, contudo, o abandono das teorias anteriormente construídas. Trata-se, sim, de reordenar, de ir além de seus pressupostos, por introduzir uma nova racionalidade.

Imaginação material
Bachelard estudou o papel da imaginação e da criatividade como elementos imprescindíveis para a prática científica. Propôs o conceito de imaginação formal, que é o contrário da imaginação material. A formal é reprodutora, ou seja, é evocar na mente imagens, objetos reconhecidos pelas experiências anteriores; vem sendo feita na Ciência tradicional e a material é produtora, é por criatividade, que inventar novas imagens sem tê-las conhecido, portanto sem o sensível (exemplo formulação de hipóteses jamais pensadas).
A imaginação formal está para a Ciência (na maneira tradicional como é feita) assim como o a imaginação material está para a arte, por exemplo. Uma é descritiva e a outra é criadora, para Bachelard. Porém, não são excludentes, ambas se encontram no momento da reflexão científica.
Assim a teoria bachelariana prima por uma reformulação do conhecimento científico através da ruptura com o passado (quebra de continuidade) e de uma nova formulação do objeto científico, denominando, para esses processos, um novo “espírito científico”.
O novo espírito científico rompe com a idéia de que a ciência é uma continuação mais aprofundada do senso comum, tornando-se assim, uma ciência mais “pura”, livre de influências externas vindas do senso comum. A filosofia das ciências deveria seguir os avanços científicos e romper com o conhecimento anterior para que o novo conhecimento seja formulado.
Com a negação da ciência como continuidade do senso comum, cai a idéia do empirismo como mão única do método científico, que deve ser então substituído pelo

Relacionados