Idec Intermedia O Da Educa O Cultural 2

976 palavras 4 páginas
Idec Intermediação da Educação Cultural

Adriana Martins

Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Licenciatura em Pedagogia / Pólo: Osasco / Turma C
2015
Metodologia do ensino de Língua Portuguesa nas série iniciais: Uma nova proposta do trabalho com a gramática normativa

O ensino da língua materna nos anos iniciais do Ensino fundamental têm se restringindo, em grande parte, ao ensino das regras gramaticais normativas, para que os alunos aprendam a analisar a língua escrita. Sendo que, o ensino da língua materna deve ser visto como um processo de construção e reconstrução do saber linguístico da criança, conhecimento que é adquirido através do uso e compreensão da língua.
O conteúdo a ser ensinado deveria estar baseado na compreensão da língua, oral e escrita, desenvolver o potencial linguístico crítico e criativo dos alunos, através da leitura e produção escrita, essas essenciais na construção do conhecimento da criança.
A prática pedagógica da escola deve estar alicerçada na compreensão do aluno sobre a sua fala, o que lê, o que escreve e para quem escreve.
O ponto de partida para o estudo das questões linguísticas deve estar pautado nas produções dos alunos, considerando-se as hipóteses de alfabetização, a realidade oral e escrita do aluno, sua variante linguística, questões de ortografia, organização textual, pontuação.
Nesse sentido, o estudo da gramatica seria a reconstrução das frases e textos criados pelo aluno, tendo ele base para entender o que necessita ser mudado em sua produção e o por que.
Carlos Franchi, após uma leitura da gramática escolar, afirma: “ Tem razão, pois, quem rejeita a gramática, quando se perde essa dimensão, criadora e se esvazia o estudo gramatical de qualquer sentido pela desconexão entre seus objetivos e os objetivos de uma prática da linguagem em um contexto vital. Também porque somente se aprende a gramática, quando relacionada a uma vivência rica da língua materna, quando construída pelo

Relacionados

  • Helena SINGER CIEJA Campo Limpo
    140617 palavras | 563 páginas
  • Eixo01R
    78175 palavras | 313 páginas